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  • AUMENTO DE VENDAS ATRAVÉS DA MELHORIA DE PROCESSOS COMERCIAIS

    Como a melhoria nos processos comerciais podem gerar mais faturamento e melhorar a performance no setor de vendas Ao longo da nossa jornada em diversas empresas, constatamos muitas vezes que o principal objetivo nas áreas comerciais era vender mais, e embora houvesse outros indicadores necessários para gestão, a avaliação sempre foi pautada no crescimento ou não das vendas. Na busca de atingir este objetivo, os gestores administram diversos projetos de diferentes complexidades, mas o que que eles subestimaram ou não conseguiam perceber é que uma boa parte da solução deste desafio poderia ser resolvida com um bom projeto de melhoria de processos da área de vendas. Processos de Vendas “Se você não consegue definir o que está fazendo como um processo, você não entende o que está fazendo”. - W. Edwards Deming Um dos aspectos mais desafiadores da atuação do setor de vendas é que os vendedores e os gerentes têm diversos papéis na área e ela tem seus próprios processos, como prospecção, negociação, análise competitiva, processamento de pedidos, entre tantos outros. Ao longo de cada processo, as organizações de vendas precisam criar e melhorar o fluxo de informações úteis para que outros possam fazer seu trabalho dentro da empresa, como áreas de logística, produção ou compras, e isso exige processos alinhados e integrados. Como todos esses processos estão conectados, qualquer desperdício que a organização de vendas possa evitar ou eliminar gera um benefício ainda maior para a empresa toda e com certeza aumenta a satisfação dos clientes. Desperdícios Mais Comuns em Vendas No setor de vendas é muito usual alguns desperdícios passarem despercebidos, veja a seguir alguns deles citados por Simon Elias e Richard Harrison: Usar recursos substanciais para coletar informações do cliente, por exemplo, a partir de pesquisas e, em seguida, não ser capaz de interpretá-las ou extrair insights de sua análise; Ter um programa de atendimento ao cliente desalinhado com as necessidades específicas do mercado; Gastar recursos significativos, gerando oportunidades de vendas para o tipo errado de cliente; Produzir relatórios que não são lidos, não levam à ação ou não informam a tomada de decisão; Vários níveis de aprovação. Como Ter Mais Resultados Através dos Processos? A primeira atividade prática é entendermos melhor o que os clientes valorizam, com isso desenvolvemos melhores produtos, serviços e processos nas áreas para oferecer esse valor. Isso certamente levará a mais vendas. Além disso, avaliar de forma crítica todas as etapas dos processos, corrigi-las de acordo com a necessidade do cliente e executando de forma mais ágil, correta e padronizada, isso naturalmente irá aumentar a performance de seu time de vendas. Alguns de nossos clientes têm aumentado seus resultados e relatam que a aplicação de mapeamento do setor e realização de melhorias nos processos permitiu à eles, ter maior acompanhamento dos vendedores e criar uma gestão eficaz do funil de vendas, pois a organização e definição correta de papéis torna a área mais eficiente. Nos outros casos que acompanhamos, observamos ganhos de produtividade e geração de novos negócios. A Trajetória desenvolve em seus clientes planos personalizados para aumento de resultados através de melhoria de processos respeitando cada tipo de negócio. Atuamos com metodologias mundialmente difundidas e focamos na organização de processos, eliminação de desperdícios e criamos uma base sustentável de crescimento. E você gestor ou vendedor, já sabe quanto de resultado a melhoria de processos pode gerar em sua empresa? Entre em contato conosco que iremos auxiliar na análise de suas carências e definição de um plano de sucesso.

  • O QUE SIGNIFICA CATCHBALL E COMO É UTILIZADO?

    A palavra Catchball quando ouvida pela primeira vez em um processo de implementação da filosofia Lean gera muita curiosidade, porque quando tentamos imaginar o significado pela mera tradução literal da expressão não fará sentido: “pegar a bola”. Mas, quando passamos a entender a metodologia e o conceito, não poderia haver expressão mais simples para simbolizar o processo. “Catchball é uma simples metáfora para uma colaboração, onde uma bola é lançada entre as pessoas de uma maneira que todos estão envolvidos no jogo. Como parte da Implantação de Estratégia, é jogar uma bola entre os membros da organização, onde a bola é uma ideia ou proposta de mudança ou melhoria. Assim, o desenvolvimento de uma ideia se torna um esporte em equipe, onde todos estão envolvidos em melhorá-la.” Como é utilizado na prática Na metodologia desenvolvida pela Trajetória, o processo de elaboração do cascateamento de estratégia e busca do consenso se apoia em outra ferramenta Lean, o A3, que por sua origem na Toyota foi concebido neste formato de papel e com uma metodologia que concebe o contexto, estado atual, metas futuras, análise da situação, definição do estado futuro e as contramedidas, acompanhadas por um plano de ação e acompanhamento. Através desta metodologia preparamos junto a alta administração o A3 Mãe (estratégico da organização), o qual é apresentado pelo principal executivo aos gestores de áreas, estes recebem os dados de entrada para elaboração de seus A3 Filhos (táticos/departamentais), ou seja, a primeira vez que a bola é repassada. Os gestores de área reúnem as pessoas de sua equipe e conduzem a elaboração de seus A3, sempre com o alinhamento e expectativa recebidas do A3 mãe. Durante este processo costumamos estar presentes auxiliando com a metodologia e a experiência vivida em mais de 15 anos de aplicação da ferramenta. O processo é todo calendarizado com uma data marcada para o evento catchball, onde todos os gestores têm oportunidade de apresentar seus A3 aos pares e alta administração (novamente a bola sendo lançada). Durante este evento todos os participantes têm um tempo para enviar aos apresentadores sugestões de melhoria, pontos de eventuais conflitos ou necessidades de ajustes. No evento catchball a bola não para de passar de mão em mão porque todas as questões levantadas têm um tempo para discussão e consenso, para que estejam inclusive o alinhamento vertical realizado. O fechamento do processo se dá quando todos os gestores têm seu A3 revisado incluindo as várias trocas de bola ocorridas e a partir deste momento cascateiam aos seus times quais são as prioridades e foco do negócio, sendo essa a última jogada deste processo. Espero que com essa breve explicação possa ter contribuído para que possam jogar a bola com suas equipes. *What is catchball? Karl Scotland https://availagility.co.uk/2018/07/26/what-is-catchball/

  • CAPACIDADE DE MUDANÇA DAS EMPRESAS COMO VANTAGEM COMPETITIVA

    Philip Kotler, conhecido por todos no mundo dos negócios. Além do título de "Pai do Marketing" também leva de “Maior especialista de marketing“. A mensagem é mais atual do que nunca, a capacidade de mudar é uma vantagem competitiva! Especialmente em momentos de crise e não somente neles, as empresas precisam aumentar sua produtividade, saírem na frente de suas concorrentes, deixar de lado suas antigas práticas de negócios e começarem assim a proporcionar uma inovação em seus produtos ou serviços. Os resultados e perspectivas atuais da economia brasileira e mundial para diversos segmentos é de redução do consumo e retração, o que é bastante preocupante. Todos sabemos que os problemas do Brasil são grandes, porém historicamente no Brasil, crises sempre precederam períodos de grande crescimento econômico, o que nos leva a acreditar que, após essa crise, o país irá retomar o crescimento e voltar a ser um dos mercados mais promissores do mundo. Situações de crise e turbulência são justamente os momentos em que as empresas devem buscar soluções inteligentes e de melhoria em seus processos e gestão. Isso irá trazer a vantagem necessária para permitir maior crescimento. Nesse contexto, a Trajetória percebe como uma grande oportunidade para as empresas, investir em aumento de produtividade! A melhora da produtividade passa necessariamente pela gestão, onde não basta apenas cortar custos ou investimentos, mas sim, buscar extrair mais resultados de onde é possível que isso ocorra. Neste ponto de vista, podemos direcionar para: PROCESSOS, que é um grande pilar de uma boa Gestão, e executar melhorias neles podem contribuir para o aumento da produtividade do seu negócio. Em qual momento sua empresa estaria se tivesse processos enxutos, sem desperdício de tempo e recursos, menor quantidade e maior qualidade nas tarefas, equipe veloz sem retrabalhos, comunicação assertiva, dados rápidos para tomada de decisão e o mais importante aumento da satisfação dos clientes? Com certeza seria muito competitiva para enfrentar e superar os períodos de crise! A Trajetória pode lhe auxiliar a identificar os pontos de melhoria do negócio como um todo ou exclusivamente de sua área comercial, onde observamos maior grau de tensão nesses momentos. Disponibilizamos ao mercado um momento que chamamos Análise de Carências, onde juntos vamos diagnosticar e compartilhar experiências e resultados de outras empresas que já estão colhendo avanços! Clique aqui e escolha seu horário.

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  • BLOG | Trajetória Consultoria | Brasil

    BLOG Buscar Login/Registre-se Trajetória Consultoria Fev 25 3 min AUMENTO DE VENDAS ATRAVÉS DA MELHORIA DE PROCESSOS COMERCIAIS Como a melhoria nos processos comerciais podem gerar mais faturamento e melhorar a performance no setor de vendas Ao longo da nossa... 0 comentário 5 curtidas. Post não marcado como curtido 5 Trajetória Consultoria Fev 2 2 min O QUE SIGNIFICA CATCHBALL E COMO É UTILIZADO? A palavra Catchball quando ouvida pela primeira vez em um processo de implementação da filosofia Lean gera muita curiosidade, porque... 0 comentário 5 curtidas. Post não marcado como curtido 5 Trajetória Consultoria Jan 21 2 min CAPACIDADE DE MUDANÇA DAS EMPRESAS COMO VANTAGEM COMPETITIVA Philip Kotler, conhecido por todos no mundo dos negócios. Além do título de "Pai do Marketing" também leva de “Maior especialista de... 0 comentário 3 curtidas. Post não marcado como curtido 3 Trajetória Consultoria Fev 25 3 min AUMENTO DE VENDAS ATRAVÉS DA MELHORIA DE PROCESSOS COMERCIAIS Escreva um comentário Trajetória Consultoria Fev 2 2 min O QUE SIGNIFICA CATCHBALL E COMO É UTILIZADO? Escreva um comentário Trajetória Consultoria Jan 21 2 min CAPACIDADE DE MUDANÇA DAS EMPRESAS COMO VANTAGEM COMPETITIVA Escreva um comentário Trajetória Consultoria Jan 21 9 min O QUE É CANVAS DE MODELO DE NEGÓCIO? Escreva um comentário Trajetória Consultoria Jan 21 2 min COMO A CONSULTORIA SURGIU E TRANSFORMOU AS EMPRESAS Escreva um comentário Trajetória Consultoria Jan 21 1 min WORKSHOP GESTÃO COMERCIAL DE RESULTADOS Escreva um comentário Trajetória Consultoria Jan 19 3 min INTERNACIONALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS É ALTERNATIVA PARA EMPRESAS DE TODOS OS PORTES Escreva um comentário Trajetória Consultoria Jan 19 4 min ORÇAMENTO BASE ZERO (OBZ) E O PENSAMENTO LEAN Escreva um comentário Trajetória Consultoria Jan 19 2 min DESPERDÍCIOS EM VENDAS – INVENTÁRIO Escreva um comentário Trajetória Consultoria Jan 19 5 min HOSHIN KANRI - DESDOBRANDO A ESTRATÉGIA EM SUA ORGANIZAÇÃO Escreva um comentário Trajetória Consultoria Jan 19 3 min ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO E INTERNACIONALIZAÇÃO Escreva um comentário Trajetória Consultoria Jan 18 5 min GESTÃO FINANCEIRA VOLTADA À PROPOSTA DE VALOR Escreva um comentário Trajetória Consultoria Jan 8 2 min FUNDIDOS: REFLEXÕES PARA ATENDER MELHOR SEUS REQUISITOS Escreva um comentário Trajetória Consultoria Jan 8 5 min POR QUE AS ESTRATÉGIAS FALHAM? Escreva um comentário Trajetória Consultoria Jan 8 2 min VOCÊ SABE O QUE É DIGITALIZAR UMA EMPRESA? Escreva um comentário Trajetória Consultoria Jan 8 9 min POTENCIALIZE O ATENDIMENTO ONLINE PARA VENDER E ENTENDER MELHOR AS NECESSIDADES DE SEU CLIENTE Escreva um comentário Trajetória Consultoria Jan 8 1 min AFINAL DE CONTAS VAMOS ESPERAR O NOVO NORMAL OU VAMOS GERIR NOSSOS NEGÓCIOS? Escreva um comentário Trajetória Consultoria Jan 8 2 min EMPRESAS PRECISAM CONHECER SUAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS Escreva um comentário Trajetória Consultoria Jan 8 4 min EMPRESAS PODEM MINIMIZAR IMPACTOS COM MEDIDAS DE REAÇÃO FRENTE À CRISE PROVOCADA PELA COVID-19 Escreva um comentário Trajetória Consultoria Jan 8 2 min IMPACTO CORONAVÍRUS GERA PERDAS PARA O MERCADO, MAS TAMBÉM OPORTUNIZA MUDANÇAS ESTRATÉGICAS Escreva um comentário

  • Consultoria Estratégica | Trajetória Consultoria

    Aceleramos o desenvolvimento de nossos clientes com CONSULTORIA ESTRATÉGICA, VENDAS E INTERNACIONALIZAÇÃO SAIBA MAIS Metodologia de Alta Performance Implementamos e aplicamos a filosofia de trabalho do LEAN OFFICE DIGITAL para obter resultados ágeis e inovadores. Atendimento Personalizado Diagnósticos e Business Plan Customizados para a realidade do cliente em conjunto com seus objetivos estratégicos. Aprendizado na Prática A solução em processo e ferramenta são implementadas com a visão de treinar o cliente para Melhoria Contínua . Foco no Resultado do Cliente Avaliação e Auditoria da eficácia dos resultados das ações realizadas pela consultoria com os clientes. A TRAJETÓRIA Vamos acelerar o desenvolvimento da sua empresa! A Trajetória Consultoria é uma empresa especializada em Consultoria Estratégica e Vendas , Digitalização de Processos Empresariais e Internacionalização de Negócios . ​ A metodologia LEAN OFFICE DIGITAL é a base de conhecimento utilizada e compartilhada pela Trajetória Consultoria para entregar direcionamento de alta performance que partem do princípio da melhoria contínua. PRONTO PARA COMEÇAR SUA TRAJETÓRIA? FALE CONOSCO CONSULTORIAS A Trajetória Consultoria traz soluções práticas e inovadoras para as empresas se tornarem mais competitivas. Conheça nossas principais expertises: LEAN OFFICE DIGITAL ESTRATÉGICA INTERNACIONALIZAÇÃO VENDAS RESULTADOS DE SUCESSO +24% +128% +12mil +110 Crescimento médio de faturamento dos nossos clientes Em prospecção de novos negócios Horas em projetos para empresas Processos organizacionais mapeados

  • Trajetória | Consultoria em Vendas e Estratégia

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