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  • AUMENTO DE VENDAS ATRAVÉS DA MELHORIA DE PROCESSOS COMERCIAIS

    Como a melhoria nos processos comerciais podem gerar mais faturamento e melhorar a performance no setor de vendas Ao longo da nossa jornada em diversas empresas, constatamos muitas vezes que o principal objetivo nas áreas comerciais era vender mais, e embora houvesse outros indicadores necessários para gestão, a avaliação sempre foi pautada no crescimento ou não das vendas. Na busca de atingir este objetivo, os gestores administram diversos projetos de diferentes complexidades, mas o que que eles subestimaram ou não conseguiam perceber é que uma boa parte da solução deste desafio poderia ser resolvida com um bom projeto de melhoria de processos da área de vendas. Processos de Vendas “Se você não consegue definir o que está fazendo como um processo, você não entende o que está fazendo”. - W. Edwards Deming Um dos aspectos mais desafiadores da atuação do setor de vendas é que os vendedores e os gerentes têm diversos papéis na área e ela tem seus próprios processos, como prospecção, negociação, análise competitiva, processamento de pedidos, entre tantos outros. Ao longo de cada processo, as organizações de vendas precisam criar e melhorar o fluxo de informações úteis para que outros possam fazer seu trabalho dentro da empresa, como áreas de logística, produção ou compras, e isso exige processos alinhados e integrados. Como todos esses processos estão conectados, qualquer desperdício que a organização de vendas possa evitar ou eliminar gera um benefício ainda maior para a empresa toda e com certeza aumenta a satisfação dos clientes. Desperdícios Mais Comuns em Vendas No setor de vendas é muito usual alguns desperdícios passarem despercebidos, veja a seguir alguns deles citados por Simon Elias e Richard Harrison: Usar recursos substanciais para coletar informações do cliente, por exemplo, a partir de pesquisas e, em seguida, não ser capaz de interpretá-las ou extrair insights de sua análise; Ter um programa de atendimento ao cliente desalinhado com as necessidades específicas do mercado; Gastar recursos significativos, gerando oportunidades de vendas para o tipo errado de cliente; Produzir relatórios que não são lidos, não levam à ação ou não informam a tomada de decisão; Vários níveis de aprovação. Como Ter Mais Resultados Através dos Processos? A primeira atividade prática é entendermos melhor o que os clientes valorizam, com isso desenvolvemos melhores produtos, serviços e processos nas áreas para oferecer esse valor. Isso certamente levará a mais vendas. Além disso, avaliar de forma crítica todas as etapas dos processos, corrigi-las de acordo com a necessidade do cliente e executando de forma mais ágil, correta e padronizada, isso naturalmente irá aumentar a performance de seu time de vendas. Alguns de nossos clientes têm aumentado seus resultados e relatam que a aplicação de mapeamento do setor e realização de melhorias nos processos permitiu à eles, ter maior acompanhamento dos vendedores e criar uma gestão eficaz do funil de vendas, pois a organização e definição correta de papéis torna a área mais eficiente. Nos outros casos que acompanhamos, observamos ganhos de produtividade e geração de novos negócios. A Trajetória desenvolve em seus clientes planos personalizados para aumento de resultados através de melhoria de processos respeitando cada tipo de negócio. Atuamos com metodologias mundialmente difundidas e focamos na organização de processos, eliminação de desperdícios e criamos uma base sustentável de crescimento. E você gestor ou vendedor, já sabe quanto de resultado a melhoria de processos pode gerar em sua empresa? Entre em contato conosco que iremos auxiliar na análise de suas carências e definição de um plano de sucesso.

  • O QUE SIGNIFICA CATCHBALL E COMO É UTILIZADO?

    A palavra Catchball quando ouvida pela primeira vez em um processo de implementação da filosofia Lean gera muita curiosidade, porque quando tentamos imaginar o significado pela mera tradução literal da expressão não fará sentido: “pegar a bola”. Mas, quando passamos a entender a metodologia e o conceito, não poderia haver expressão mais simples para simbolizar o processo. “Catchball é uma simples metáfora para uma colaboração, onde uma bola é lançada entre as pessoas de uma maneira que todos estão envolvidos no jogo. Como parte da Implantação de Estratégia, é jogar uma bola entre os membros da organização, onde a bola é uma ideia ou proposta de mudança ou melhoria. Assim, o desenvolvimento de uma ideia se torna um esporte em equipe, onde todos estão envolvidos em melhorá-la.” Como é utilizado na prática Na metodologia desenvolvida pela Trajetória, o processo de elaboração do cascateamento de estratégia e busca do consenso se apoia em outra ferramenta Lean, o A3, que por sua origem na Toyota foi concebido neste formato de papel e com uma metodologia que concebe o contexto, estado atual, metas futuras, análise da situação, definição do estado futuro e as contramedidas, acompanhadas por um plano de ação e acompanhamento. Através desta metodologia preparamos junto a alta administração o A3 Mãe (estratégico da organização), o qual é apresentado pelo principal executivo aos gestores de áreas, estes recebem os dados de entrada para elaboração de seus A3 Filhos (táticos/departamentais), ou seja, a primeira vez que a bola é repassada. Os gestores de área reúnem as pessoas de sua equipe e conduzem a elaboração de seus A3, sempre com o alinhamento e expectativa recebidas do A3 mãe. Durante este processo costumamos estar presentes auxiliando com a metodologia e a experiência vivida em mais de 15 anos de aplicação da ferramenta. O processo é todo calendarizado com uma data marcada para o evento catchball, onde todos os gestores têm oportunidade de apresentar seus A3 aos pares e alta administração (novamente a bola sendo lançada). Durante este evento todos os participantes têm um tempo para enviar aos apresentadores sugestões de melhoria, pontos de eventuais conflitos ou necessidades de ajustes. No evento catchball a bola não para de passar de mão em mão porque todas as questões levantadas têm um tempo para discussão e consenso, para que estejam inclusive o alinhamento vertical realizado. O fechamento do processo se dá quando todos os gestores têm seu A3 revisado incluindo as várias trocas de bola ocorridas e a partir deste momento cascateiam aos seus times quais são as prioridades e foco do negócio, sendo essa a última jogada deste processo. Espero que com essa breve explicação possa ter contribuído para que possam jogar a bola com suas equipes. *What is catchball? Karl Scotland https://availagility.co.uk/2018/07/26/what-is-catchball/

  • CAPACIDADE DE MUDANÇA DAS EMPRESAS COMO VANTAGEM COMPETITIVA

    Philip Kotler, conhecido por todos no mundo dos negócios. Além do título de "Pai do Marketing" também leva de “Maior especialista de marketing“. A mensagem é mais atual do que nunca, a capacidade de mudar é uma vantagem competitiva! Especialmente em momentos de crise e não somente neles, as empresas precisam aumentar sua produtividade, saírem na frente de suas concorrentes, deixar de lado suas antigas práticas de negócios e começarem assim a proporcionar uma inovação em seus produtos ou serviços. Os resultados e perspectivas atuais da economia brasileira e mundial para diversos segmentos é de redução do consumo e retração, o que é bastante preocupante. Todos sabemos que os problemas do Brasil são grandes, porém historicamente no Brasil, crises sempre precederam períodos de grande crescimento econômico, o que nos leva a acreditar que, após essa crise, o país irá retomar o crescimento e voltar a ser um dos mercados mais promissores do mundo. Situações de crise e turbulência são justamente os momentos em que as empresas devem buscar soluções inteligentes e de melhoria em seus processos e gestão. Isso irá trazer a vantagem necessária para permitir maior crescimento. Nesse contexto, a Trajetória percebe como uma grande oportunidade para as empresas, investir em aumento de produtividade! A melhora da produtividade passa necessariamente pela gestão, onde não basta apenas cortar custos ou investimentos, mas sim, buscar extrair mais resultados de onde é possível que isso ocorra. Neste ponto de vista, podemos direcionar para: PROCESSOS, que é um grande pilar de uma boa Gestão, e executar melhorias neles podem contribuir para o aumento da produtividade do seu negócio. Em qual momento sua empresa estaria se tivesse processos enxutos, sem desperdício de tempo e recursos, menor quantidade e maior qualidade nas tarefas, equipe veloz sem retrabalhos, comunicação assertiva, dados rápidos para tomada de decisão e o mais importante aumento da satisfação dos clientes? Com certeza seria muito competitiva para enfrentar e superar os períodos de crise! A Trajetória pode lhe auxiliar a identificar os pontos de melhoria do negócio como um todo ou exclusivamente de sua área comercial, onde observamos maior grau de tensão nesses momentos. Disponibilizamos ao mercado um momento que chamamos Análise de Carências, onde juntos vamos diagnosticar e compartilhar experiências e resultados de outras empresas que já estão colhendo avanços! Clique aqui e escolha seu horário.

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  • Home | Trajetória Consultoria | Brasil

    Estratégia, Vendas e Finanças O posicionamento escolhido por sua empresa garante a sustentabilidade Conheça a Trajetória Consultoria Trabalhamos com foco em parametrizar a empresa com as melhores práticas de mercado. Ajudamos as empresas a solucionar seus problemas de ponta a ponta e de forma prática e ágil. Potencializar meu negócio Internacionalização Internacionalização e acompanhamento do seu negócio. Auxiliamos empresas brasileiras e estrangeiras com informações relevantes, consultoria estratégica, capacitação e networking estratégico. Internacionalizar minha empresa Principais Segmentos de Atuação Com ampla experiência nos mais variados segmentos, a Trajetória está pronta para atender ao seu mercado. Plano de Negócios T. 123-456-7890 Automotivo SAIBA MAIS T. 123-456-7890 Metalúgico SAIBA MAIS T. 123-456-7890 Embalagens SAIBA MAIS T. 123-456-7890 Defesa SAIBA MAIS T. 123-456-7890 Agronegócio SAIBA MAIS T. 123-456-7890 Saúde SAIBA MAIS T. 123-456-7890 Bens de Consumo SAIBA MAIS T. 123-456-7890 Distribuição de Autopeças SAIBA MAIS O que nossos clientes dizem Nosso compromisso com o sucesso da sua empresa "Através da consultoria da Trajetória, obtivemos ganhos em resultados integrados de nossa empresa. Adotamos ferramentas de gestão Lean que alavancaram o resultado financeiro, resultados operacionais, o trabalho em equipe, a disciplina da equipe e atendimento das metas como um único foco.” + Confira a eficácia da Consultoria O SUCESSO CONCRETO DA CONSULTORIA 24% Crescimento médio de faturamento dos nossos clientes +128% Em prospecção de novos negócios +12 mil +105 Horas em projetos Processos organizacionais mapeados Conteúdo Fev 25 AUMENTO DE VENDAS ATRAVÉS DA MELHORIA DE PROCESSOS COMERCIAIS Como a melhoria nos processos comerciais podem gerar mais faturamento e melhorar a performance no setor de vendas Ao longo da nossa... Escreva um comentário 5 Fev 2 O QUE SIGNIFICA CATCHBALL E COMO É UTILIZADO? A palavra Catchball quando ouvida pela primeira vez em um processo de implementação da filosofia Lean gera muita curiosidade, porque... Escreva um comentário 5 Confira nosso Blog Como podemos ajudar a sua empresa? Agendar análise de carências gratuita

  • Cases De Sucesso | Trajetória Consultoria

    CASES DE SUCESSO Confira como nossos clientes obtiveram resultados incríveis em parceria com a Trajetória “O trabalho da Trajetória Consultoria trouxe o pensamento Lean para a área comercial. Ganhamos uma rotina mais robusta, usando as ferramentas de forma sistêmica, onde foi possível analisar mais as situações e pensar em termos de causas e efeito, e com isso teve uma integração da equipe com mais foco nas necessidades da empresa, seja em projetos, análise dos clientes em carteira ou possibilidades de novos negócios.” - Gustavo Spila Embalagens PET A sua empresa está a um passo de obter resultados como esses Inicie essa trajetória hoje mesmo Contato +55 41. 9 9106-5588 +55 41. 9 9261-2309 +55 41. 3618-1638 contato@trajetoriaconsultoria.com.br Endereço Rua Padre Anchieta , 2194 Sala nº 705. Edifício Mirabili CEP 80.730-000 - Curitiba - PR Todos os direitos reservados para Trajetória Consultoria Redes Sociais

  • Consultoria Estratégica | Trajetória Consultoria

    Consultoria em Estratégia, Vendas e Resultados Aceleramos o desenvolvimento de nossos clientes implementando estratégia, inteligência e gestão com aplicações práticas e inovadoras. Consultoria em Estratégia e Vendas Aumentamos as vendas e construímos resultados baseados em estratégia, informações de mercado, pessoas e processos integrados. Potencializar meu negócio Consultoria em Internacionalização Criamos a estratégia para penetração de sua empresa no mercado Americano. Internacionalizar minha empresa Principais Segmentos de Atuação Com ampla experiência nos mais variados segmentos, a Trajetória está pronta para atender ao seu mercado. Plano de Negócios T. 123-456-7890 Automotivo Automotivo T. 123-456-7890 Metalúrgico Metalúrgico T. 123-456-7890 SAIBA MAIS Defesa Defesa T. 123-456-7890 SAIBA MAIS Embalagens Embalagens T. 123-456-7890 Agronegócio Agronegócio T. 123-456-7890 Saúde Saúde T. 123-456-7890 Bens de Consumo Bens de Consumo T. 123-456-7890 Distribuição de Produtos Distribuição de Produtos O que nossos clientes dizem Nosso compromisso com o sucesso da sua empresa "Através da consultoria da Trajetória, obtivemos ganhos em resultados integrados de nossa empresa. Adotamos ferramentas de gestão Lean que alavancaram o resultado financeiro, resultados operacionais, o trabalho em equipe, a disciplina da equipe e atendimento das metas como um único foco.” O SUCESSO CONCRETO DA CONSULTORIA 24% Crescimento médio de faturamento dos nossos clientes +128% +12 mil +105 Em prospecção de novos negócios Horas em projetos Processos organizacionais mapeados Blog Fev 25 AUMENTO DE VENDAS ATRAVÉS DA MELHORIA DE PROCESSOS COMERCIAIS Como a melhoria nos processos comerciais podem gerar mais faturamento e melhorar a performance no setor de vendas Ao longo da nossa... Escreva um comentário 5 Fev 2 O QUE SIGNIFICA CATCHBALL E COMO É UTILIZADO? A palavra Catchball quando ouvida pela primeira vez em um processo de implementação da filosofia Lean gera muita curiosidade, porque... Escreva um comentário 5 Confira nosso Blog Como podemos ajudar a sua empresa? Obrigado pelo envio! Enviar Deixe esse campo vazio. Contato +55 41. 9 9106-5588 +55 41. 9 9261-2309 +55 41. 3618-1638 Endereço Rua Padre Anchieta , 2194 Sala nº 705. Edifício Mirabili CEP 80.730-000 - Curitiba - PR contato@trajetoriaconsultoria.com.br Redes Sociais Todos os direitos reservados para Trajetória Consultoria

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