top of page

Transformação Digital no Setor Industrial

Como as indústrias estão ganhando competitividade com a transformação digital?

O mercado e as empresas estão em constante mudança e isso não poderia ser diferente para a indústria de transformação. Com a crescente rapidez com que produtos e pessoas circulam de um país para outro, a competição entre as indústrias já não é mais local, e este mercado vem enfrentando concorrência com empresas de todo o mundo.

Com o encurtamento das distâncias entre fornecedores e consumidores é cada dia mais vital acompanhar a tendência mundial de reduzir custos e melhorar métricas de processos com a transformação digital. Saiba como é aplicada a transformação digital no setor que produz bens de consumo, e como mensurar seus ganhos!

O que é e como a transformação digital pode alavancar a competitividade das indústrias?

A transformação digital representa uma mudança de paradigma da operação das empresas e como as pessoas interagem com os processos de seus departamentos. É possível adicionar tecnologias do momento em que a empresa recebe um pedido, ou desenvolve um novo projeto, até o momento da entrega de seus produtos ou serviços e acompanhamento da satisfação do cliente.

Para que isso ocorra, é essencial ter além de sistemas como o SAP ou CRM, é necessário a completa integração dos setores, processos e softwares da empresa.

Além disso, para acompanhar essa que vem se tornando cada vez mais uma exigência para as empresas que desejam prosperar no mercado do presente e futuro. É fundamental o acompanhamento da mudança de mindset de toda a equipe envolvida, dos estagiários aos sócios proprietários!

Para acompanhar o ganho de desempenho que a indústria vem recebendo da implementação da Indústria 4.0 no chão de fábrica é importante reduzir gargalos nos setores administrativos das empresas. A Transformação Digital possibilita o aumento da produtividade e competitividade da seguinte forma:

  • Monitoramento de processos em tempo real;

  • Disposição de KPIs para a tomada de decisão dos gestores;

  • Redução e isolamento de variáveis para estudo e projetos de melhoria da empresa;

  • Diminuição do tempo necessário para lançar um produto no mercado;

  • Utilização de inteligência artificial para monitoramento de dados e indicação de padrões;

  • Redução da dependência de experts em processos estratégicos das empresas, uma vez que os processos são padronizados, mapeados e disponíveis para outros integrantes da equipe.

Como começar com a Transformação Digital na Indústria?

Para dar os primeiros passos na transformação digital e automação, é necessário primeiramente que a alta gerência entenda da importância desse assunto e dos benefícios que trará para a empresa. Além disso, é crucial estabelecer metas para o avanço do projeto e melhoria dos KPIs e métricas da operação.

Aderir à Transformação Digital é uma decisão importante para empresas que pretendem aumentar seu faturamento, reduzir desperdícios, aumentar o seu retorno sobre investimento (ROI) e desbravar novos mercados.

Quer saber como a Trajetória Consultoria pode implementar a Transformação Digital na sua empresa? Fale conosco e agende uma conversa!


2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page