Você sabe o que é digitalizar uma empresa?
top of page

Você sabe o que é digitalizar uma empresa?

O Digital não é mais uma questão de “e se acontecer”, mas sim uma questão de “como fazer”; ao contrário do que algumas empresas imaginam não se trata só de divulgar o empreendimento na internet ou criar um site, a verdadeira transformação digital consiste em enxergá-la como peça chave e o desafio é garantir uma mudança na gestão de forma integrada.


Gerar inovação em processos internos é uma maneira de transformar empresas tradicionais com ganhos reais destacados abaixo:

  • Diminuição de atividades repetitivas e com baixa agregação de valor;

  • Substituição de documentos físicos, e-mails e planilhas em excesso, assinaturas e alçadas digitais;

  • Integração de departamentos e fluxo contínuo de atividades dando velocidade e agilidade;

  • Disponibilidade de dados online para tomada de decisão assertiva e de fácil coleta;

  • Visualização de todos os processos em cada etapa de execução, ajudando colaboradores e gestores;

  • Melhoria na Comunicação interna, eliminação de retrabalhos, alinhamento de processos e integração de atividades.

O alcance dos resultados acima é possível com planejamento e organização dos passos são fundamentais para uma execução eficaz e veloz com menor dispêndio de recursos.

Para que sua transformação digital aconteça, a Trajetória indica três passos iniciais:

  1. Identificar quais áreas e estratégias estão com processos ineficientes ou que poderiam ser aprimoradas no negócio;

  2. Analisar a ligação de todas as áreas da empresa, desde a gestão, passando pelo marketing até o pós-venda, identificando as ferramentas usadas, as etapas necessárias para atendimento e, principalmente, o tempo gasto em cada tarefa principal;

  3. Após o diagnóstico, importante organizar os dados e ideias, em um diagrama, por exemplo. Outra dica é fazer um benchmarking, ou seja, pesquisar quais ferramentas e processos a concorrência utiliza ou até mesmo empresas referência no mercado. A partir disso, é possível rever os processos e encontrar alternativas DIGITAIS mais inteligentes para o sucesso do negócio.


Os gestores ou proprietários das empresas não precisam inovar de forma totalmente autônoma. Uma dica é incentivar e participar de uma cultura colaborativa, peça dicas à sua equipe e a escute com atenção, quem está no dia a dia de determinado setor, pode ter um olhar diferente e trazer bons insights.


A Trajetória conta com especialistas em mapeamento e organização de processos e em pouco tempo integra toda sua empresa com a tecnologia necessária para acelerar seu negócio, a Gestão Empresarial Digital está ao alcance. Estamos a disposição para fazer sua empresa ser mais competitiva, vamos conversar?


Escolha seu horário e analise as carências de seu negócio com nossos consultores, sem custo! Entre em contato aqui.

58 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page