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Você conhece o Hoshin Kanri?

Muitas vezes nos deparamos com colaboradores que não conseguem identificar como seus objetivos se encaixam com as metas da empresa e isso ocasiona diversos problemas. Traz desmotivação e o colaborador sente como se não pertencesse à empresa.


O Hoshin Kanri é uma estratégia eficaz para resolver esse tipo de problema. Ele é implementado em conjunto com outras ferramentas Lean para estabelecer objetivos definidos.


Saiba no artigo de hoje como alinhar os objetivos e estratégias da sua empresa utilizando essa metodologia e como fazer com que seus colaboradores estejam alinhados com os propósitos da sua organização.


O que é Hoshin Kanri?


Trata-se de uma ferramenta Lean que é utilizada para alinhar os objetivos estratégicos de todos os colaboradores de uma empresa com os da própria organização.

É uma técnica de gestão que foca na transparência, feedback, compartilhamento e obtenção de consenso para fazer melhorias na empresa.


Hoshin significa direção e Karin significa gerenciamento. Esse conceito é japonês e foi criado após a Segunda Guerra Mundial por Yoji Akao e é utilizado por grandes empresas, como a Toyota.


Essa abordagem prioriza a comunicação eficiente e almeja eliminar os desperdícios causados por falta de direcionamento. O grande objetivo a ser alcançado pela empresa é descobrir o seu norte, e dividir os objetivos em metas menores, atribuindo responsabilidades.


Essa metodologia consegue fazer com que todos os colaboradores sigam pelo mesmo caminho ao mesmo tempo, de forma com que o trabalho de cada funcionário esteja alinhado com o que o gerente quer o que a empresa precisa.


É um método muito valioso para a filosofia Lean, embora não seja um dos mais conhecidos por aí. Geralmente organizações que já trabalham com a filosofia do LSS (Leans Six Sigma), trabalham com o Hoshin Kanri, mas a estratégia não é só limitada a essas empresas.


Seus princípios podem ser adotados em qualquer organização, independente do tamanho e ramo de atuação.


São eles:

● Planejamento estratégico focado nas coisas que realmente importam;

● Construção de planejamentos viáveis por meio de trocas de informação e consenso;

● Selecionar meticulosamente os KPI’s utilizados para medir o progresso, para que conduzam ao comportamento desejado;

● Acompanhamento regular para manter o progresso na direção correta.


Benefícios do Hoshin Kanri


Criar um propósito é um dos grande benefícios do Hoshin Kanri, pois fornece foco e direção para os colaboradores.

Isso melhora o desempenho geral de toda empresa, pois todos entendem porque desempenham tal tarefa e porque impactam o progresso da empresa e seu crescimento profissional.


O senso de pertencimento também é melhorado, pois todos estão exercendo suas atividades sob um único propósito compartilhado.

Ocorre também assim, uma maior sinergia entre os setores da empresa, pois o trabalho flui melhor, devido ao engajamento. Isso traz uma excelência operacional inquestionável.


Por isso, é necessário que o maior número possível de funcionários entenda os objetivos estratégicos importantes como as táticas e os detalhes operacionais que apoiam esses objetivos.


A participação dos colaboradores contribui com o processo e apesar de os objetivos chave serem estabelecidos pela chefia, os trabalhadores que atuam diretamente nos processos devem fornecer feedbacks sobre o trabalho.


Deve-se estabelecer prioridades claras e coerentes, pois há redução de conflitos e indecisões. Portanto, o Hoshin Kanri fornece uma visão do que é importante, e estabelece um padrão para que os membros da equipe baseiam suas escolhas no dia a dia.


Todo planejamento Hoshin Kanri é feito de acordo com essas etapas abaixo:

  • Definir uma visão para a empresa, que irá guiar o planejamento estratégico.

  • Identificar os principais problemas que precisam ser resolvidos.

  • Estabelecer objetivos específicos a serem alcançados para resolver esses problemas, que devem ser mensuráveis.

  • Expandir os objetivos em metas a serem alcançadas periodicamente, junto com os KPIs que serão utilizados em cada nível da organização. Eles deverão ser compartilhados com os colaboradores.

  • Desenvolver e executar estratégias, projetos e táticas para auxiliar no cumprimento desses objetivos.

  • Revisar periodicamente o cumprimento das metas.

A técnica Catchball é utilizada no Hoshin Kanri e isso quer dizer que as pessoas em todos os níveis da empresa estão envolvidas no planejamento estratégico.

As ideias e feedbacks são passados de um nível de hierarquia para outro, com a contribuição de todos.


Várias estratégias de melhoria contínua podem ser utilizadas para validar os resultados objetivos pelo Hoshin Kanri. O método clássico DMAIC do Lean Six Sigma ou o ciclo PDCA são exemplos delas.


Como aplicar o Hoshin Kanri na sua organização?


A aplicação pode ser feita por meio de 4 passos:

  1. No primeiro passo, deve ser criado um plano estratégico que será desenvolvido pelos gestores, que devem definir quais são os objetivos da empresa a longo prazo.

  2. No segundo passo, devem ser desenvolvidas as táticas para atingir esses objetivos que foram estabelecidos. Isso é feito por setor.

O Catchball entra aqui. Não vão existir trocas de informações com os gestores para garantir que a estratégia e as metas foram compreendidas, pois as táticas estão alinhadas e os KPI’s são apropriados.

Toda tática pode ser mudada conforme o progresso da estratégia e por isso adaptabilidade e flexibilidade são partes importantes do processo.

  1. Os líderes de cada setor devem colocar em prática os detalhes operacionais para implementar as táticas que foram desenvolvidas.

  2. Quando as estratégias começarem a dar resultado, então será necessária uma gestão mais atenta para verificar o desdobramento da estratégia.

Note que até agora, foram implementadas todas as etapas para espalhar os objetivos estratégicos em cascata ao longo dos níveis da empresa. Mas o Hoshin Kanri é uma estratégia de loop fechado.


O que isso quer dizer?


Quer dizer que as informações sobre progressos e resultados vão realimentar o sistema, por meio do Catchball. E por fim, a quarta etapa é acompanhar o progresso constantemente e fazer todas as revisões que forem necessárias. Isso dará oportunidade de ajustar táticas e detalhes operacionais.


É aí que podem ser utilizadas ferramentas Lean Six Sigma, como o ciclo PDCA. Agora que você já aprendeu sobre Hoshin Kanri, conheceu o passo a passo e aprendeu sobre os benefícios, coloque em prática os conceitos abordados!


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