top of page

Simplicidade: a alma do nosso negócio

Desde o início de sua jornada, a Trajetória Consultoria definiu a simplicidade como a alma do negócio e, para deixar ainda mais claro seu significado na cultura da empresa, foi proposto a leitura do livro “Incrivelmente Simples”, escrito por Ken Segall, ex-diretor criativo da Apple, no qual aborda os princípios da simplicidade. O intuito foi trocar ideias, opiniões e perspectivas sobre o tema.


Nossa equipe trabalha diariamente para desenvolver soluções simples que atendam às necessidades dos clientes, sempre com o objetivo de facilitar suas trajetórias rumo ao sucesso. A simplicidade não apenas simplifica o processo, mas também potencializa os resultados finais.


Mas o que é a simplicidade?

A simplicidade no contexto dos negócios é a busca por soluções descomplicadas, claras e intuitivas, que facilitem a compreensão, o uso e a interação. É a capacidade de simplificar, sem perder a qualidade e a efetividade, visando tornar os processos mais acessíveis, eficientes e agradáveis para todos os envolvidos.


Segall, que trabalhou em estreita colaboração com Steve Jobs, argumenta que o caminho mais simples nem sempre é o mais fácil, exigindo tempo, dinheiro e energia. No entanto, a simplicidade é uma habilidade que pode se tornar um hábito. O livro apresenta 10 elementos essenciais da simplicidade:

  1. Pense Brutal: A comunicação franca e direta economiza tempo e evita rodeios;

  2. Pense Pequeno: Grupos pequenos de pessoas talentosas, com autonomia, têm maior eficiência e alcançam melhores resultados;

  3. Pense Mínimo: Muitas opções confundem e diluem a atenção do público;

  4. Pense Movimento: Defina metas ambiciosas e mantenha-se em constante movimento;

  5. Pense Icônico: Crie uma imagem que simbolize sua ideia ou empresa;

  6. Pense Frasal: Expressar uma ideia com simplicidade e clareza é mais poderoso do que utilizar um grande número de palavras;

  7. Pense Casual: A formalidade pode ser uma perda de tempo;

  8. Pense Humano: Lembre-se de que todos os grupos são compostos por seres humanos;

  9. Pense Cético: Não permita que a complexidade lhe diga que algo não pode ser feito;

  10. Pense Guerra: Em momentos extremos, medidas extremas são necessárias.

A leitura do livro "Incrivelmente Simples" permitiu uma compreensão mais profunda do DNA da Apple, criada por Steve Jobs, onde a simplicidade vai além de um slogan, mas sim uma filosofia enraizada na empresa.


Acreditamos que a simplicidade é o caminho para o sucesso nos negócios, e nos esforçamos diariamente para oferecer soluções simples, claras e impactantes. Afinal, como disse Jobs: "o simples pode ser mais difícil que o complexo, mas no final, vale a pena, porque quando você chega lá, pode mover montanhas".


24 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page