GTM-M356SFLZ
top of page

Processos organizados mudam seu dia a dia

Você se considera uma pessoa organizada? Consegue atingir seus objetivos no fim do dia?


Não há possibilidade das nossas ações diárias não interferirem em nossa vida pessoal ou vice versa.


Os resultados de nossas ações estão interligados com a maneira que organizamos nossa rotina, seja positiva ou negativamente, por isso, melhorar a organização pessoal e profissional tem que ser uma prioridade.


Só que atingir essas metas dependem do nosso processo organizacional, da nossa disciplina. Definir espaços, usar ou não agenda, reconhecer as limitações são alguns dos principais indicativos de uma vida organizada.


E se você ainda for proprietário ou gestor de uma empresa, essa organização é ainda mais necessária, e deve abranger toda a sua equipe. É preciso que se aprenda de uma vez como administrar o tempo e parar de procrastinar por causa da bagunça.


Alguns princípios que baseiam esse pensamento vem da filosofia Lean, que garante melhorias contínuas como aumento de produtividade e redução de tempo. As metodologias Lean são normalmente aplicadas no âmbito empresarial, mas nós incentivamos que você leve ensinamentos assim para sua vida pessoal e veja também a diferença!


Hoje trouxemos algumas dicas que vão colaborar com o projeto de melhorar a organização dos seus processos, sejam eles pessoais ou profissionais. Confira abaixo!

  • Anote seus compromissos e defina prioridades

Sabemos que é praticamente impossível manter uma organização aceitável sem anotar os compromissos, e de preferência pelo grau de prioridade.


Afinal, quem nunca passou pela experiência de combinar algo com alguém e só se lembrar na hora do compromisso?


Não definir prioridades e não anotá-las pode significar perder prazos e até clientes, sem contar no prejuízo para a sua vida pessoal e para a sua saúde. Por isso, faça um planejamento, seja ele diário, semanal ou mensal. E não se esqueça, para facilitar ainda mais, você pode criar essa rotina de forma digital, através de algum aplicativo ou software que tenha o objetivo de organização.

  • Organize os espaços físicos

A bagunça é a inimiga da produtividade.


Você pode perder muito tempo procurando um objeto ou documento em um local desorganizado e assim sua mente vai ficando sobrecarregada, dando início a um ciclo vicioso. Aí já sabemos qual será o resultado: falta de concentração e foco, estresse e ansiedade.


Se você não tem jeito para organizar a sua mesa de trabalho ou sua casa, peça a alguém para fazer isso por você. Depois de organizado, basta manter a organização e assim você verá que vai ganhar mais tempo em seus processos no dia a dia.

  • Utilize uma agenda

A agenda deve ser sua amiga inseparável, independente se ela é de papel ou é um aplicativo no celular.


Com todos os compromissos anotados, você já consegue organizar seu dia de acordo com as necessidades e possibilidades e conseguirá dar prioridade para as tarefas mais importantes.


A agenda também serve para, além de te lembrar das atividades diárias, organizá-las em períodos mais longos.


O importante é ter o hábito de anotar e seguir essas anotações, e aí o gerenciamento do tempo é o principal elemento a se considerar na hora de manter os compromissos organizados.

  • Analise suas ações e estabeleça metas

Agora que você já sabe como anotar e definir prioridades e também já organizou seu espaço físico, é hora de analisar suas ações diárias.


Pense da seguinte forma: será que as suas ações estão deixando seu dia a dia cada vez mais próximo de alcançar suas metas? Você estabeleceu essas ações ou apenas seguiu um fluxo de acordo com o que foi acontecendo?


Você não deve se preocupar tanto com o resultado da sua meta, mas o caminho que você segue para chegar até ela é essencial.


Quando falamos em ações, não é trabalhar muitas horas por dia, e sim organizar as ações para diminuir o tempo de trabalho e aumentar a produtividade e eficácia. E isso inclui também o seu tempo de lazer.


Se não existir ação, nada do que foi dito até aqui e nada do que você estabelecer como metas será concretizado. É preciso ter a ciência que sonhar é importante, mas o caminho até o sonho, ou seja, vivê-lo é fundamental.


Se você lidera e gerencia uma equipe, independente do tamanho, considere utilizar programas de gerenciamento de projetos, tempo e produtividade.


A necessidade de controle é cada vez maior e a capacidade de gerenciamento precisa ser expandida. Assim, você terá controle sobre prioridades, projetos, metas, calendário e tarefas e conseguirá melhorar muito a comunicação com as pessoas à sua volta.


64 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page