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O que são processos e como fazem parte no seu dia a dia?

Quando se ouve a palavra “processo” muita gente associa esse termo a processos judiciais, mas no mundo corporativo, podemos dizer que processos empresariais são o conjunto de atividades de um negócio.


Nosso artigo de hoje foi feito para que você entenda o que são processos empresariais e como você pode fazer o mapeamento e o gerenciamento de processos do seu negócio. Vamos lá?


Pode ser um pouco complexo entender o conceito de processos empresariais, mas basicamente, podemos falar que são as atividades que compõem um negócio, que transformam uma ideia em uma solução para o cliente.


O que é um processo empresarial?


O conceito de processo diz respeito ao conjunto de atividades que se relacionam na rotina da empresa, com o objetivo de entregar valor para os clientes. Para isso, algumas características devem ser levadas em consideração:

  • Atividades repetitivas e contínuas;

  • As tarefas são realizadas em etapas, com um fluxo de sequências definida previamente;

  • Após percorrer essas etapas, o objetivo final é alcançado.

Observando essas características, podemos resumir que o processo é a atividade de transformar o conceito de uma ideia, um recurso, uma matéria prima em uma saída, que vai ser o produto ou serviço final que será entregue ao cliente.

Tipos de processo


Para ficar mais simples de entender, vamos falar sobre os tipos de processo:

  • Processos de negócio ou de cliente: são as tarefas voltadas para a entrega de produtos e serviços para os clientes finais. Também chamados de primários ou essenciais, são considerados os mais importantes para o funcionamento de uma empresa. Por exemplo, no setor financeiro há o contas a pagar e receber, que por meio de processos faz todo procedimento para pagar as contas e emitir as notas para receber os serviços.

  • Processos organizacionais ou de integração organizacional: São as atividades internas que tem como objetivo tornar os procedimentos mais eficientes. Também são chamados de processos de apoio ou se suporte e aqui não há contato direto com o cliente. As atividades são formalmente estabelecidas e devem dar suporte aos processos primários

  • Processos gerenciais: São os processos que medem a qualidade das atividades que são feitas, e devem identificar quais pontos deverão ser ajustados, para conseguir um resultado melhor. Os processos gerenciais devem coordenar os primários e os de suporte e apesar de não entregarem valor ao cliente de forma direta, são essenciais para que haja qualidade nas rotinas empresariais.

Exemplos de processos dentro de uma empresa


Agora que já conhecemos o conceito, vamos imaginar na prática, alguns exemplos de processos empresariais que fazem parte do dia a dia da maior parte das organizações.


- Departamento Pessoal

Contratar e admitir empregados é um processo de suporte, que visa padronizar a entrada de pessoal na organização. Se a empresa tiver os processos bem definidos, seguirá um fluxo de etapas padronizadas como agendamento de exame admissional, agendamento de treinamentos para inserir o novo empregado na empresa, criar acessos, etc.


- Marketing e Comercial

O setor de marketing cuida de todo processo que tenha a ver com a imagem da empresa, e também faz a gestão de mídias sociais, considerando o funil de vendas.


- Compras

A compra de materiais e a contratação de fornecedores é um processo lento e burocrático na maioria das empresas, mas com um bom mapeamento e procedimentos claros, o fluxo pode ser muito simplificado. Ter um fluxo bem desenhado e processos claros, esse tipo de fluxo evita fraudes, economiza recursos e garante mais transparência nas negociações realizadas.


- Vendas

Vender produtos ou serviços é um processo primário que deve ser feito com muita atenção, afinal é a atividade que garante a receita da empresa. Os processos no setor de vendas contemplam fases como: identificação de leads, demandas, proposta de solução, negociação e conclusão da venda. Paralelo a isso outros fluxos devem ser monitorados, como o estoque e os processos logísticos para entrega dos produtos ou a execução final do serviço.


Com todas essas definições, fica mais fácil fazer o mapeamento dos processos da organização com mais transparência e agilidade, com o controle de fluxo de atividades, ganho de escala, aumento do padrão de qualidade e ainda gerar relatórios de desempenho, que vão facilitar muito o trabalho da gestão.


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