Processos mapeados para a Digitalização
top of page

Processos mapeados para a Digitalização

Embora seja possível iniciar a Transformação Digital sem um mapeamento de processos detalhado, é altamente recomendado e benéfico realizar essa etapa antes de iniciar qualquer iniciativa de digitalização. O mapeamento de processos é uma abordagem sistemática para identificar, documentar e compreender todos os processos operacionais e fluxos de trabalho em uma empresa.


Existem várias razões pelas quais o mapeamento de processos é fundamental para uma Transformação Digital bem-sucedida e gostaria de listar abaixo:

  • Compreensão do cenário atual: O mapeamento de processos ajuda a compreender como os eles estão sendo executados atualmente. Isso permite identificar gargalos, ineficiências e áreas que podem ser melhoradas.

  • Identificação de oportunidades de automação: É possível identificar quais tarefas podem ser automatizadas com tecnologias digitais. Isso não apenas melhora a eficiência, mas também permite que os funcionários se concentrem em tarefas de maior valor agregado.

  • Alinhamento com objetivos estratégicos: O mapeamento de processos ajuda a alinhar as iniciativas de transformação digital com os objetivos estratégicos da empresa. Isso garante que a digitalização esteja direcionada para melhorar os aspectos mais importantes do negócio.

  • Redução de riscos: Ao entender completamente os processos existentes, é possível antecipar possíveis problemas que podem surgir durante a implementação da transformação digital e, assim, mitigar riscos.

  • Medição de progresso: É nesse momento que é possível ver uma linha de base para medir o progresso da transformação digital. Ele permite comparar os processos antes e depois da implementação das mudanças digitais para determinar o sucesso das iniciativas.

Em resumo, embora seja tentador pular diretamente para a implementação de tecnologias digitais, investir tempo no mapeamento de processos é uma abordagem mais sólida e estratégica para garantir que a Transformação Digital seja bem-sucedida e atinja seus objetivos de negócio. Há muita divergência de opiniões no mercado, quando o assunto é: Transformação Digital. Na ânsia de ter a solução encontrada, se esquecem de que as pessoas ainda estão por trás de um Software, e elas possuem diferentes tipos de aprendizado! Ainda ontem, ao conversar com uma pessoa ela declarou:


“Uma das etapas mais difíceis da minha carreira foi quando a empresa decidiu trocar de sistema. Eu estava acostumada com o antigo e demorei um bom tempo até me adaptar com o novo. Para mim não foi nada fácil como disseram ... Se tivéssemos tido um suporte ou um bom fluxo de processos, as coisas teriam sido melhores e a adaptação também. Ocorre que ninguém sabia onde tudo começava e onde tudo deveria terminar”.


21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page