Processos administrativos: como otimizar com Lean Office?
top of page

Processos administrativos: como otimizar com Lean Office?

Como a organização de processos pode aumentar os resultados da sua empresa!


Que o LEAN é sobre melhorar processos trazendo evolução contínua a gente já sabe. Ao combater o desperdício e a burocracia e estimular a inovação, o LEAN renova a gestão das empresas, tornando-as mais competitivas.


Com a melhoria contínua que o LEAN proporciona, negócios dos mais diversos setores se tornam mais capazes de resolver os problemas de seus clientes e oferecer uma experiência inesquecível. No entanto, o que poucos percebem, é que essa mudança não acontece somente de cima para baixo (nas mesas de reunião dos grandes CEO´s e diretores), a verdadeira transformação acontece especialmente no dia dia, nas mãos de todas as pessoas.


E falando no dia dia, você sabe o que realmente são PROCESSOS?




Segundo a ABPMP Brasil: Um processo tem uma sequência de atividades que visa atingir um determinado objetivo ou resultado, ele pode ser executado por seres humanos ou máquinas. E normalmente, ele recebe um conjunto de entradas ou de insumos, vai processar esses insumos, e gerar um conjunto de resultados ou saídas.


Agora, você consegue visualizar alguns em sua empresa?

Um exemplo que toda empresa tem:

Processo de contas a pagar: Receber a nota fiscal > Programar o pagamento > Receber a duplicata > Pagar a duplicata > Baixar título no sistema.


Outro processo comum e importante:

Processo de vendas: Prospectar o mercado > Realizar contato inicial > Elaborar proposta > Negociar proposta > Lançar pedido de vendas no sistema.


Para cada etapa desse processo na sua empresa, tem pessoas e responsabilidades bem definidas em cada etapa? ele é feito sempre da mesma forma de acordo com as regras?


Os processos precisam ser bem conhecidos na organização, organizados e integrados entre os setores como um FLUXO CONTÍNUO, caso contrário, vocês irão sofrer com:

  • Atividades atrasadas;

  • Retrabalho;

  • Conflitos por falta de clareza dos papéis;

  • Falta de qualidade;

  • entre outros.

Primeiro passo para solucionar, é começar a entender com as pessoas que realizam este processo e descobrir quais são os reais problemas, o LEAN tem várias ferramentas para isso, assim, o fluxo pode ser melhorado na medida ideal.


E o quanto isso vale a pena para o seu negócio? Muito! O tempo que todos irão ganhar no dia a dia com a organização de processos já é a primeira vantagem, além disso, a integração da equipe toda melhora, visto que todos sabem a sequência e o porquê de cada atividade sendo realizada. E sobre esse assunto, ainda temos diversos pontos para discutir e conversar! Você tem alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários e ficaremos muito felizes em ajudar.

Acesse agora o Segundo EBOOK prático de exercícios do Lean!


Se inscreva!


Quer conteúdos exclusivos e exercícios práticos?




94 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page