Toda empresa, para aumentar a lucratividade e crescimento, busca ser eficiente.
A gestão de processos pode ser um ponto de partida, pois no competitivo mercado da construção civil, a organização ganha uma relevância ainda maior, otimizando em muito o projeto de obras, independente do porte. Saiba mais com o artigo completo abaixo:
O que é gestão de processos
A gestão de processos é um conjunto de métodos de gerenciamento que ajuda a aumentar o desempenho da empresa.
Pode ser aplicado tanto em indústrias quanto em empresas de prestação de serviços, e seu foco é implementar melhorias constantemente, sempre visando a otimização de resultados.
Os processos operacionais são atividades de rotina, que são realizadas pela empresa no dia a dia. Envolve a interação entre os departamentos, setores ou seções.
Com o devido apoio, o gestor de processos pode analisar, melhorar e padronizar as operações que são feitas na empresa, e com isso ele também consegue estimular colaboradores a participarem com mais proatividade.
Mas quais são as vantagens de uma gestão de processos na organização? Vejamos algumas delas:
Melhorar a qualidade de entrega dos serviços ou produtos;
Reduzir custos e tempo de trabalho;
Alcançar os objetivos organizacionais;
Gerar mais valor ao cliente;
Aumentar a produtividade da equipe
A importância da gestão de processos administrativos no gerenciamento de uma obra
Gerir processos no ramo de construção civil é imprescindível para uma obra de sucesso. Isso porque reduz os riscos de erros, aumenta a possibilidade de prever possíveis erros antes que se tornem prejuízos e faz com que a obra caminhe para o fim com êxito.
Essa gestão de processos faz com que os atrasos sejam evitados, que os cálculos sejam feitos de forma certa e sem pressa e que não haja erro nas execuções, os problemas mais frequentes de processos desalinhados.
Sem ela, há mais possibilidade de riscos de erros, e fica praticamente impossível gerar um diferencial competitivo para a incorporadora ou construtora.
Por isso, tão importante quanto fazer um planejamento eficiente da obra, é integrar a equipe com esses procedimentos para manter tudo alinhado, e evitar retrabalhos, ociosidade e conquistar a qualidade desejada com uma maior produtividade e menores custos.
Como resultado de uma gestão de processos eficiente, só há vantagens:
As necessidades dos clientes são atendidas;
Aumenta a visão do negócio;
Os recursos são melhores utilizados;
A comunicação entre os colaboradores melhora;
Mudanças são simplificadas;
Processos ficam cada vez mais claros e bem definidos.
Há várias metodologias de como os processos podem ser gerenciados, e de forma simplificada, é dividido em três etapas:
Definição do processo:
Nessa fase ocorre a identificação de clientes e definição de processo crítico. Aqui é preciso organizar o trabalho, caracterizar o cliente, mapear as necessidades e estabelecer prioridades. É o momento para descrever as atividades com detalhes sobre como o processo será executado.
Análise do processo:
Já nessa fase, devem ser verificadas as atividades mais importantes para o cliente. A criatividade e interação entre os membros da equipe envolvidos precisam ser estimuladas, afinal o trabalho irá se basear na exigência e necessidades do cliente.
Melhoria do processo:
Na terceira fase acontece a avaliação do processo atual, e verificação se há melhorias que possam ser implementadas. Se o primeiro plano não sair como planejado, e o problema em questão não for resolvido, deve-se voltar para a fase dois até se desenvolverem novas alternativas.
No cenário atual de transformações econômicas e competitividade do setor, as construtoras e incorporadoras precisam buscar sempre melhorar seus processos, com a finalidade de obter mais clareza, transparência e facilidade.
Por isso, podemos concluir que a gestão de processos não é um custo, é um investimento. É a oportunidade de se destacar dos concorrentes, mostrando para todo o mercado o quanto a sua empresa é produtiva e organizada.
Com o trabalho da Trajetória essas etapas têm metodologias específicas baseadas na filosofia Lean, que garante uma cultura de melhoria contínua para a empresa que se mantém mesmo após a aplicação do serviço com uma equipe engajada.
Esse é o passo mais importante para as empresas que sentem dificuldade em cumprir seus desafios e conquistar um diferencial competitivo no setor da construção civil.