Processo em uma empresa é tudo!
top of page

Processo em uma empresa é tudo!

Toda empresa, para aumentar a lucratividade e crescimento, busca ser eficiente.


A gestão de processos pode ser um ponto de partida, pois no competitivo mercado da construção civil, a organização ganha uma relevância ainda maior, otimizando em muito o projeto de obras, independente do porte. Saiba mais com o artigo completo abaixo:


O que é gestão de processos

A gestão de processos é um conjunto de métodos de gerenciamento que ajuda a aumentar o desempenho da empresa.

Pode ser aplicado tanto em indústrias quanto em empresas de prestação de serviços, e seu foco é implementar melhorias constantemente, sempre visando a otimização de resultados.


Os processos operacionais são atividades de rotina, que são realizadas pela empresa no dia a dia. Envolve a interação entre os departamentos, setores ou seções.


Com o devido apoio, o gestor de processos pode analisar, melhorar e padronizar as operações que são feitas na empresa, e com isso ele também consegue estimular colaboradores a participarem com mais proatividade.


Mas quais são as vantagens de uma gestão de processos na organização? Vejamos algumas delas:

  • Melhorar a qualidade de entrega dos serviços ou produtos;

  • Reduzir custos e tempo de trabalho;

  • Alcançar os objetivos organizacionais;

  • Gerar mais valor ao cliente;

  • Aumentar a produtividade da equipe


A importância da gestão de processos administrativos no gerenciamento de uma obra

Gerir processos no ramo de construção civil é imprescindível para uma obra de sucesso. Isso porque reduz os riscos de erros, aumenta a possibilidade de prever possíveis erros antes que se tornem prejuízos e faz com que a obra caminhe para o fim com êxito.

Essa gestão de processos faz com que os atrasos sejam evitados, que os cálculos sejam feitos de forma certa e sem pressa e que não haja erro nas execuções, os problemas mais frequentes de processos desalinhados.

Sem ela, há mais possibilidade de riscos de erros, e fica praticamente impossível gerar um diferencial competitivo para a incorporadora ou construtora.

Por isso, tão importante quanto fazer um planejamento eficiente da obra, é integrar a equipe com esses procedimentos para manter tudo alinhado, e evitar retrabalhos, ociosidade e conquistar a qualidade desejada com uma maior produtividade e menores custos.


Como resultado de uma gestão de processos eficiente, só há vantagens:

  • As necessidades dos clientes são atendidas;

  • Aumenta a visão do negócio;

  • Os recursos são melhores utilizados;

  • A comunicação entre os colaboradores melhora;

  • Mudanças são simplificadas;

  • Processos ficam cada vez mais claros e bem definidos.

Há várias metodologias de como os processos podem ser gerenciados, e de forma simplificada, é dividido em três etapas:

  • Definição do processo:

Nessa fase ocorre a identificação de clientes e definição de processo crítico. Aqui é preciso organizar o trabalho, caracterizar o cliente, mapear as necessidades e estabelecer prioridades. É o momento para descrever as atividades com detalhes sobre como o processo será executado.

  • Análise do processo:

Já nessa fase, devem ser verificadas as atividades mais importantes para o cliente. A criatividade e interação entre os membros da equipe envolvidos precisam ser estimuladas, afinal o trabalho irá se basear na exigência e necessidades do cliente.

  • Melhoria do processo:

Na terceira fase acontece a avaliação do processo atual, e verificação se há melhorias que possam ser implementadas. Se o primeiro plano não sair como planejado, e o problema em questão não for resolvido, deve-se voltar para a fase dois até se desenvolverem novas alternativas.

No cenário atual de transformações econômicas e competitividade do setor, as construtoras e incorporadoras precisam buscar sempre melhorar seus processos, com a finalidade de obter mais clareza, transparência e facilidade.

Por isso, podemos concluir que a gestão de processos não é um custo, é um investimento. É a oportunidade de se destacar dos concorrentes, mostrando para todo o mercado o quanto a sua empresa é produtiva e organizada.

Com o trabalho da Trajetória essas etapas têm metodologias específicas baseadas na filosofia Lean, que garante uma cultura de melhoria contínua para a empresa que se mantém mesmo após a aplicação do serviço com uma equipe engajada.

Esse é o passo mais importante para as empresas que sentem dificuldade em cumprir seus desafios e conquistar um diferencial competitivo no setor da construção civil.


89 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page