GTM-M356SFLZ
top of page

Pilares da Transformação Digital

Em geral, a transformação digital requer uma mudança de mentalidade e cultura nas empresas. Isso envolve promover a colaboração, a inovação, a experimentação e a capacidade de adaptação às mudanças tecnológicas.


As tecnologias digitais são o coração da transformação digital. Isso inclui o uso de soluções de nuvem, Big Data, inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT) e outras tecnologias emergentes que permitem a automação, análise de dados em larga escala, interconexão e integração de sistemas.


O processo exige a revisão e otimização de negócios existentes, bem como a criação de novos procedimentos que aproveitem as novas tecnologias e oportunidades de negócios.


Com relação às pessoas, a transformação digital requer uma força de trabalho capacitada e engajada. Isso envolve a atração, retenção e desenvolvimento de talentos digitais, bem como o desenvolvimento de habilidades em todos os níveis da organização.


Ela também deve estar centrada no cliente, o que significa entender as necessidades e expectativas e criar experiências excepcionais por meio de soluções digitais. Os pilares são interdependentes e para uma transformação digital bem-sucedida a empresa deve considerar todos eles em conjunto, garantindo que sejam alinhados com os objetivos estratégicos de negócios da organização.


A metodologia que pode ser aplicada seria nessa sequência: Processos, Cultura, Métricas, Pessoas Experientes, Conhecimento de Tecnologia e Conhecimento de IA. Vejamos agora cada uma delas:


A importância da metodologia de processos


A metodologia de processos é uma abordagem sistemática e estruturada para gerenciar processos de negócios de maneira eficiente e eficaz. Ela é importante porque ajuda as empresas a atingir vários objetivos. As empresas conseguem identificar e eliminar ineficiências, erros e gargalos em seus processos, o que resulta em melhorias contínuas.


Também é possível identificar oportunidades de redução de custos, como a eliminação de processos redundantes ou ineficientes. Com a identificação dos processos mais críticos para o sucesso do cliente, a metodologia garante que esses processos sejam executados de maneira consistente e eficiente. Os processos de negócios são padronizados, e isso facilita a compreensão e execução deles em toda a organização.


Por meio de uma base para análise de dados de processos e outras informações relevantes, as empresas conseguem tomar decisões informadas com base em dados concretos. Para alcançar a transformação digital em 2023, você precisa da metodologia

correta para seguir esse caminho.


Os desafios na criação da cultura para a transformação digital

Será que a sua empresa está pronta para mudanças?


É fundamental que a equipe entenda o porquê e o como de toda a jornada de transformação digital que irá acontecer no seu negócio. Toda mudança geralmente acarreta resistências, e a transformação digital requer uma mudança de mentalidade e cultura nas empresas. Alguns podem não estar dispostos a mudar seus hábitos de trabalho ou a adotar novas tecnologias e processos.


Para criar uma cultura de transformação digital, é necessário que a força de trabalho possua conhecimentos e habilidades digitais relevantes. Isso pode ser um desafio em organizações onde a equipe não tem uma forte cultura de aprendizado e desenvolvimento contínuo. O papel da liderança é fundamental. Se a liderança não tiver uma visão clara da transformação digital ou não se comprometer com a criação de uma cultura de inovação, todo trabalho pode ser em vão.


Também é preciso colaboração entre equipes e departamentos. Se houver uma falta de colaboração entre as equipes ou se houver uma competição interna por recursos, pode ser difícil criar uma cultura de transformação digital. A estratégia deve estar alinhada com os negócios da empresa, para não haver muita resistência ou falta de apoio.


Se a cultura organizacional abraçar as mudanças que você quer implementar, a base para sua estratégia ser bem-sucedida está pronta. Garantindo a mudança tecnológica na cultura de uma empresa, irão ocorrer modificações comportamentais e maior participação e compreensão de todos os colaboradores durante o processo.


É preciso comunicar a importância da mudança para todos, e o ideal é que os líderes façam isso. Envolva os colaboradores desde o início do processo, incentivando o diálogo e a colaboração para entender melhor as necessidades e preocupações da equipe. Fornecer o treinamento adequado também é essencial para que a equipe aprenda a utilizar a nova tecnologia, e ele deve ser adaptado às necessidades de cada indivíduo, fornecendo suporte durante todo o processo.


Um detalhe importante é dar tempo suficiente para a adaptação, entenda que a mudança pode ser um processo gradual e que os colaboradores podem precisar de tempo para se ajustar. Por fim, reconheça o sucesso no final da implantação, por meio de reconhecimento público, bônus ou outros incentivos.


Gestão estratégica e delegação de tarefas


É preciso de alguém com experiência para alcançar a transformação digital e é aí que consultores experientes podem facilitar o processo da sua empresa. Sua equipe pode ficar tranquila com relação à gestão estratégica, visto que a consultoria pode fazê-la e apenas delegar as tarefas para cada um dos encarregados dentro da empresa.


Com a experiência de anos de trabalho, a Trajetória Consultoria pode aliviar essa jornada, mostrando a metodologia correta e onde você consegue chegar com ela.


A relação da tecnologia na empresa


Você está por dentro de todas as opções que estão sendo mais utilizadas no mercado? Sabe quais delas funcionam para o dia a dia do seu negócio?


A Trajetória tem todo o procedimento para estudar, entender e escolher quais tecnologias podem facilitar o seu dia a dia que é longo. Mas nós já fazemos isso por você. Inclusive, para ajudar a definir suas métricas é necessário saber quais delas devem acompanhar a evolução da equipe como um todo.


Somente consultores experientes podem auxiliar a coletar, analisar e dar insights sobre métricas. Para tirar finalmente a ideia de Transformação Digital do papel, fale com os consultores da Trajetória.


A inteligência artificial já faz parte da sua rotina?


A transformação digital e a inteligência artificial andam de mãos dadas. Segundo pesquisa da IDC, 75% das pessoas entrevistadas planejam transformar suas operações digitalmente até 2025. Como você não pode ficar de fora dessa métrica, é preciso começar já a sua estratégia de digitalização.


E com nossos consultores especializados, você terá uma garantia de uma metodologia que integra a inteligência artificial na sua jornada para economizar tempo, custos e recursos do seu negócio. Assim você fica pronto para facilitar as tomadas de decisão e melhorar a experiência dos seus colaboradores com a tecnologia.


21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page