top of page

O que é Transformação Digital?

O termo Transformação Digital foi criado em 2011 a partir de estudos realizados pela Capgemini, líder global em consultoria, transformação digital, tecnologia e serviços de engenharia, juntamente com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). No entanto, foi em 2015 que o termo se estabeleceu como uma estratégia fundamental para as organizações se posicionarem de forma competitiva no mercado global e se destacarem em meio à era digital.


A Transformação Digital é o processo pelo qual uma organização incorpora o uso da tecnologia em todas as áreas para otimizar suas atividades, promovendo uma mudança significativa na forma como ela agrega valor aos clientes. Nesse sentido, as organizações adotam tecnologias digitais inovadoras para promover melhorias culturais e operacionais, a fim de se adaptarem de forma ágil às demandas dos clientes.


É importante ressaltar que a Transformação Digital não se resume a ações isoladas ou mudanças pontuais na forma de operar. Para ser bem-sucedida nessa jornada, é necessário desenvolver um plano estratégico alinhado à visão da empresa, pois as inovações ocorreram tanto na forma de trabalho quanto no posicionamento em relação aos clientes. Agora, o valor entregue está diretamente relacionado ao digital, por meio de mudanças no modelo de negócio e na cultura corporativa, impulsionadas pelo uso da tecnologia.


Uma estratégia digital bem definida terá impacto em toda a organização. Para alcançar o sucesso, ela deve abranger iniciativas de inovação, como a transformação de processos em digitais, a implementação de novos softwares integrados ao sistema de gestão, a análise estratégica de dados para tomada de decisões, a utilização de servidores em nuvem e a automação de atividades repetitivas, por exemplo. Dessa forma, departamentos, setores e processos podem ser integrados, promovendo a conectividade entre os equipamentos.


Devido ao amplo envolvimento da organização no processo de Transformação Digital, o MIT desenvolveu três principais etapas que se desdobram em subetapas para facilitar a jornada das empresas. São elas:


1. Transformando a experiência do cliente:

  • Entender o cliente;

  • Digitalizar o meio;

  • Buscar meios rápidos de retorno.

2. Transformando processos operacionais:

  • Automatização de processos;

  • Capacitação do Colaborador;

  • Gestão de desempenho.

3. Transformando o negócio:

  • Mudança no modo de fazer o negócio;

  • Novos negócios digitais;

  • Globalização digital – Escalabilidade;

Em síntese, o caminho em direção à Transformação Digital em uma organização não é uma tarefa fácil. Segundo um estudo da McKinsey realizado em 2019, mais de 70% das empresas que tentam seguir um plano digital não conseguem concluir o processo. Isso ocorre, em grande parte, devido à falta de uma estratégia bem definida, ao desconhecimento do mercado digital e à falta de compreensão das necessidades dos clientes no âmbito digital, além das diversas mudanças de negócio que ocorrem ao longo do processo. É necessário um esforço coletivo, tanto operacional quanto mental, para alinhar a cultura da empresa à estratégia de transformação digital ao longo do tempo, permitindo que a tecnologia se torne parte integrante da sua essência.


25 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page