Lean pode fortalecer as indústrias brasileiras
top of page

Lean pode fortalecer as indústrias brasileiras

Entrevista na Rede AERP de notícias

Fabiano Souza, Diretor da Trajetória Consultoria e especialista em gestão Lean, participou de uma entrevista na rede AERP de notícias, conduzida pelo jornalista Deividi Lira. O tema abordado foi sobre o método de gestão Lean nas Indústrias e como a aplicação do mesmo pode contribuir para o aumento dos resultados nas empresas.


Uma pesquisa realizada em 2017 pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial, informou que a indústria brasileira é a terceira que mais recuou no mundo nas últimas 5 décadas, também divulgou que o Brasil ficou atrás de regiões como Austrália e Reino Unido.

Fabiano Souza, afirma que o Brasil é caracterizado pela falta de gestão nas empresas, sendo que tudo teve início nas primeiras indústrias que trabalhavam por demanda. Independente das dificuldades que uma empresa tenha somente uma boa gestão pode garantir o sucesso. Para vencer essas dificuldades e melhorar os processos é necessário a aplicação da filosofia Lean.

A gestão Lean trabalha com a eliminação de desperdício e observa erros como oportunidades de melhoria, obtendo ganho de competitividade. Chegou no Brasil na década de 1998, porém de uma forma distorcida e não aprofundada, pois as empresas utilizavam esse método de gestão somente para manufatura e não para empresa como um todo, é nessa hora que iniciam-se as falhas, pois a falta de comunicação interna entre os setores pode ocasionar o fracasso de seu modelo de negócio.

O Brasil está aceitando o Lean, mas é necessário melhorar. Empresas de pequeno porte/médio porte tem dificuldades de aplicar a filosofia, muitas por medo de correr riscos, porém não se dão conta que o risco é maior ainda caso seus processos não estejam bem alinhados, podendo ocasionar falhas graves. A maioria das empresas tem objetivos e sabem aonde querem chegar, mas precisam alinhar os processos para alcançar o que almejaram.

A filosofia Lean pode ser uma ótima alavancagem, principalmente para pequenas e médias empresas, sendo um bom plano de gestão. A Trajetória Consultoria aplica a metodologia Lean e suas ferramentas em todas as etapas de seus atendimentos aos clientes, além disso pode ajudar sua empresa a ter uma Gestão mais ágil e eficiente.


30 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page