Minha empresa cresceu rápido demais, e agora?
top of page

Minha empresa cresceu rápido demais, e agora?


A organização é o segredo para o crescimento de qualquer empresa. Quando há o compromisso de definir prioridades, estipular prazos de entrega e um acompanhamento da execução de todas as tarefas, a equipe tem um rumo de trabalho com o objetivo de ser mais produtiva.


Há empresas que conseguem muitos clientes de forma rápida e praticamente do dia para a noite se deparam com um crescimento considerável, o que faz muitos empresários “quebrarem a cabeça” pensando... e agora?


A organização no trabalho atua para conquistar um objetivo – a qualidade.

O verdadeiro motivo da organização do trabalho para que tudo funcione da maneira que deve, é que cada colaborador trabalhe em conformidade com os demais, e que sejam produtivos, pois isso garante às pessoas melhores condições no trabalho.


A desorganização no ambiente de trabalho implica no rendimento do profissional e acaba afetando o humor, a saúde, e abre mais possibilidades de desentendimento com os colegas de trabalho.


Para garantir que o ambiente de trabalho tenha a organização necessária, é preciso fazer uma avaliação de tudo o que existe nele. Muitas vezes você pode se deparar com coisas que não estão sendo utilizadas e podem ser descartadas, ou até mesmo repassadas para profissionais de outros setores da empresa que façam uso desses materiais.


De nada adianta ter um ambiente limpo, espaçoso e bem organizado se o clima da organização não for bom. Por isso a organização é fundamental.


Vantagens de manter a organização no trabalho


Trabalhar em um ambiente organizado só traz vantagens e reflete diretamente no desempenho individual de cada colaborador. Vamos ver alguns dos benefícios:

  • Aumento de produtividade

Imagine você chegando para trabalhar e encontra uma mesa toda bagunçada, com papéis e materiais jogados... dificilmente você conseguirá ser produtivo.


Primeiro, arrume toda a bagunça e coloque cada objeto no seu devido lugar para que não atrapalhe a execução de outros serviços. Assim como os processos digitais, organizar documentos e planilhas no seu computador fará toda a diferença quando for necessário utilizá-los. Aí sim, mesmo que você invista um tempo organizando tudo isso, vai conseguir ser mais produtivo durante o resto do dia.

  • Otimização de tempo

“Tempo é dinheiro”, com certeza você já ouviu essa frase antes. No mundo corporativo, essa frase não é um exagero, mas sim uma grande verdade.


Por isso, a partir de uma sistematização de processos você vai conseguir otimizar a rotina de tarefas, e cumprir o que planejou lá no começo do dia. Bons resultados são uma consequência direta de organização.

  • Foco maior nas atividades

Todo colaborador é contratado para executar um serviço específico, e para que o trabalho seja eficiente, a conexão com os outros setores e departamentos é fundamental, principalmente em uma fase de crescimento rápido da organização onde as responsabilidades de cada um podem acabar se confundindo em prol da entrega no prazo.


Para se concentrar completamente no cumprimento do seu serviço, você precisa contar com um ambiente favorável, garantindo que nada tire seu foco.


Sua rotina de trabalho pode ser bem menos desgastante e estressante, se você focar na organização.


Garantindo que seu local de trabalho te oferece conforto, isso ajudará você a trabalhar sempre motivado e engajado, e vai acabar se sentindo cada dia mais a vontade na empresa.


Mesmo com desafios que vem com um crescimento rápido da organização, se você tiver organização como a chave para começar qualquer trabalho novo, você terá sucesso.


Por isso, se mantenha organizado, defina onde cada coisa vai ficar, limite o tempo para suas tarefas e priorize as atividades do seu dia. Faça intervalos e defina seu horário de ir embora, pois trabalhar cansado e com pouca energia gera um ambiente com pouca organização e concentração, o que traz desânimo aos dias posteriores.


92 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page