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Mapeamento de Processos

A filosofia Lean surgiu na Toyota, no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial, Taiichi liderou o desenvolvimento de um sistema de gestão entre as décadas de 50 e 60, que busca a mais alta qualidade no menor prazo e reduzindo custos por meio da eliminação de desperdícios.

O termo ganhou notoriedade com a publicação do livro“ A máquina que mudou o mundo”, publicado nos EUA em 1990. O Lean pode ser adotado por qualquer tipo de organização, de qualquer porte e qualquer segmento. Mas para que ele se torne uma realidade as empresas precisam estar organizadas internamente, com valores claros, fluxo de informações, pessoas engajadas e processos definidos!

Hoje muitas empresas que estão em ascensão, não conseguem ter controle dessa jornada, e não identificam os buracos que precisam fechar, sabem que algo está errado, mas não encontram onde está o problema.

Muito se tem falado em transformação digital, que é o movimento adotado pelas organizações que inserem recursos e novas tecnologias nas etapas de planejamento, visando a digitalização de processos, e maturidade digital. O que demonstra a compreensão das empresas sobre a transição do analógico para o digital, e que elas querem se preparar para essa nova fase.

Porém, se seus processos não estiverem bem mapeados, sua rotina e suas tarefas bem definidas e com informações fluindo entre os setores, a tecnologia não será capaz de solucionar essa questão.


Mapeamento de processos

Para encontrar os “buracos” e fechá-los, a Trajetória Consultoria trabalha com o mapeamento de processos, que é uma ferramenta utilizada em projetos de melhoria e transformação, que possibilita identificar gargalos, delimitar funções, prever recursos, estimar custos e mensurar o desempenho atual.

Com isso, gestores terão maior controle, dados úteis para solucionar problemas, padronização do trabalho, otimização de processos, tempo e pessoas.

O acompanhamento periódico dos resultados pode ser considerado como a última etapa do mapeamento de processos. Entretanto, é apenas o início de todo um trabalho voltado para a eficiência e a produtividade da sua organização, que deve seguir com o foco da melhoria contínua.


A Melhoria Contínua é uma prática que as empresas devem adotar se buscam ininterruptamente aperfeiçoar seus produtos, serviços e processos. E esse é um legado que a Trajetória busca deixar por onde passa, com base nas metodologias estudadas e com aprendizado sempre prático, para que esse trabalho inicial sirva também de inspiração para o futuro dos negócios mapeados por nós.

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