Criação de valor através do Lean
top of page

Criação de valor através do Lean

Como aumentar as vendas? Como melhorar os resultados da minha empresa? Como posso trazer alguma inovação ao processo comercial? Sempre que pensamos na palavra “Lean” relacionamos o conceito à manufatura. Obviamente, não é por acaso que a trajetória dessa cultura iniciou e demonstrou seus ganhos efetivos no chão de fábrica. Porém, em momento algum as possibilidades e alternativas de ganhos são reféns da produção ou restritas às indústrias.


Temos assistido o avanço e a aplicação dessa filosofia em momentos e atividades que anteriormente seriam inimagináveis para aqueles que nunca se aprofundaram no conceito. Atualmente, eventos prestigiados mundialmente como o Lean Digital Summit – no ramo da tecnologia – e outros relacionados ao mundo das start ups têm sua solidez reconhecida pelo embasamento no Lean. Há alguns anos, livros como a “A Start up Enxuta (Lean Start up)” de Eric Ries, que discorre sobre a utilização em novos negócios ou como guias de processo de disrupção têm baseado sua argumentação no sistema concebido por Taiichi Ohno, idealizador e maior exemplo de aplicação do Lean na Toyota.


Outra particularidade recorrente que precisa ser lembrada é a de que o Lean não está relacionado unicamente à redução de custos, mas a um conceito mais amplo de criação de valor sobre a percepção do cliente. Em resumo, tudo que se busca com a aplicação dessa cultura é o atendimento às necessidades do cliente, ou seja, o fim prioritário de qualquer organização bem-sucedida.


Nossa consultoria baseia suas práticas na criação de valor ao cliente, sendo que nossa Trajetória sempre se inicia com uma avaliação detalhada dos valores de nosso cliente e o nível de serviço que precisa entregar aos seus demandantes. Dessa maneira, invariavelmente, o ponto de contato entre o mercado e a empresa está na área comercial que precisa estar focada na necessidade, velocidade e satisfação desses clientes.


Propomos sempre uma abordagem no sentido de todos os processos comerciais estejam integrados e administrados em fluxo, sem desperdícios e com alinhamento estratégico, devendo ser geridos por gestão visual.


A área comercial precisa estar alinhada na criação de valor, na redução de esforços para obtenção e manutenção para que esse cliente possa ser contatado, atendido e satisfeito de forma padronizada e consistente.


Traremos neste espaço a aplicação dos conceitos Lean à área comercial afim de despertar seu entendimento e iniciar sua trajetória de valorização ao seu cliente.


Fabiano Souza é consultor e sócio da Trajetória Consultoria

32 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page