42
 
  • Trajetória Consultoria

FILOSOFIA LEAN OFFICE

Atualizado: 8 de fev.

Você sabe o que é o LEAN e quais resultados ele pode trazer?


Lean é uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota no Japão. Tudo começou após a 2ª Guerra Mundial, o Japão perdeu a guerra, estava devastado e precisava se recuperar na área social, política e também economicamente.


A Toyota Motor Corporation, recém-fundada na época, queria produzir automóveis e trazer a evolução para o país, assim como estava acontecendo nos Estados Unidos. Porém, eles não tinham os recursos necessários e não poderiam trabalhar da mesma forma, com produção em massa e grandes estoques de matéria-prima e carros, pois isso requer enormes pátios e um alto investimento.


Por conta dessas limitações, os japoneses tiveram que reinventar o modo de trabalho, foi então que criaram o Sistema Toyota de Produção, nomeado anos depois de Lean Manufacturing, “manufatura enxuta” em português, por conta da redução de quantidade, custos e tempo. O grande nome desta época foi Taiichi Ohno, que em 1.943 padronizou esse novo método de trabalho. A sua primeira literatura publicada foi "Sistema Toyota de Produção", no ano de 1988.




Ao longo das últimas décadas, organizações de praticamente todos os setores têm usado lean como meio fundamental para transformar realidades gerenciais, potencializar resultados e melhor aproveitar o potencial humano.


Isto coloca a filosofia lean em sua real dimensão: um sistema de negócios, intimamente ligado à forma como a empresa agrega valor aos seus clientes através de seus sistemas de desenvolvimento de produtos, produção, administração e entrega. E como suporta estes processos planejando investimentos, desenvolvendo pessoas e aprendendo continuamente. É através do pleno engajamento das pessoas envolvidas com o trabalho que se consegue alcançar oportunidades de melhoria e ganhos sustentáveis, afinal, Todos têm que remar na mesma direção!


Para você se aprofundar mais no tema prático desta filosofia, indicamos esse excelente livro do DENIS PASCAL - Fazendo acontecer a coisa certa, CONFIRA!



E sabendo disso tudo, como eu aplico a filosofia Lean manufacturing nas outras áreas da organização?


Os especialistas em Lean, Don Tapping e Tom Shuker, afirmam que 60% a 80% da satisfação do cliente está ligada a funções administrativas como, por exemplo, o fornecimento do orçamento, a emissão da nota fiscal, o projeto de engenharia, entre outros.


Essas são atividades diárias, existentes em todas as empresas, que concentram grande parte das horas trabalhadas e gastos com despesas administrativas. Dessa maneira, foram desenvolvidas uma série de ferramentas e boas práticas com o intuito de eliminar os desperdícios desses processos, criando-se o Lean Office, ou Escritório Enxuto.


A partir da aplicação de ferramentas de Lean e a organização de seus devidos processos, os próprios colaboradores se tornam agentes ativos na busca de maior compreensão das etapas do fluxo de valor e passam a ter:


  • Um trabalho mais padronizado e, consequentemente, menores erros administrativos e financeiros;

  • Redução nas reclamações de clientes e melhora de comunicação interna;

  • Maior índice de finalização e entrega de projetos;

  • Economia de tempo e melhor previsão de contratempos;

  • Maior participação nas decisões.


Baixe agora o Primeiro EBOOK prático de exercícios do Lean!

EBOOK_PRATICO1_TRAJETORIA
.pdf
Download PDF • 758KB


Se inscreva!

YOUTUBE - SPOTIFY


Quer conteúdos exclusivos e exercícios práticos?

ACESSE








25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo