Gestor, você se sente sobrecarregado e sem tempo para fazer todas as atividades do seu dia a dia?
Na Indústria da Construção Civil, prazo bem atendido é o único caminho para a excelência. Mas como você vai se organizar se as suas próprias atividades estão ocupando mais do que deveriam do seu tempo?
Entender como delegar responsabilidades é um dos principais desafios dos líderes. Afinal é preciso conhecer as habilidades de cada membro da equipe. Mas é importante, ao dividir as responsabilidades, que os colaboradores se sintam engajados e motivados a realizar determinada tarefa. Pois essa é a chance deles de desenvolver novas capacidades e obter reconhecimento.
Por isso é muito importante que um gestor saiba abrir mão de determinadas tarefas e aprenda a orientar a sua equipe sobre a execução de forma adequada, ou seja, ensinando realmente como a pessoa pode fazer aquilo.
Parece difícil, não é verdade? Entenda como fazer isso:
Como delegar tarefas
Em qualquer organização, como na indústria da construção civil, é possível ter tarefas que possam (e devem) ser distribuídas para a equipe.
Se o líder centralizar todos os processos, geralmente vai ficar com uma sobrecarga de trabalho e não ter tempo para fazer o planejamento estratégico que seu cargo precisa.
Por isso é fundamental reconhecer que a sua equipe não é apenas formada por pessoas que devem ajudar nas tarefas, mas sim por colaboradores que podem executar o trabalho com responsabilidade, sob a orientação e supervisão do líder.
Isso pode ser difícil, principalmente para os gestores mais centralizadores, mas os resultados são muito positivos:
Os gestores têm mais tempo para analisar o negócio e planejar novos produtos, serviços ou ações estratégicas, visando o crescimento da empresa A equipe se sente mais motivada e confiante;
O colaborador com a chance de desenvolver suas habilidades se sentirá mais valorizado;
Se a equipe tiver autonomia, na ausência do gestor a empresa não fica parada;
A tendência é que haja melhoria na produtividade e nos resultados.
Para delegar tarefas de forma inteligente e conseguir esses benefícios que citamos acima é preciso agir com sabedoria.
Vejamos algumas dicas:
O líder deve saber executar as tarefas antes de delegá-las, pois o colaborador deve se sentir confiante ao aprender algo novo. Essa é a única forma de orientar bem a equipe, esclarecer dúvidas e conferir se o processo está correto ou não;
Muitas habilidades podem ser desenvolvidas e a distribuição de tarefas deve levar as habilidades de cada um em consideração. Você não vai fazer com que um vendedor fique sentado fazendo tarefas administrativas né? Então aproveite o que cada pessoa do seu time faz de melhor para poder delegar a tarefa certa para ela;
Orientar de forma adequada também é muito importante, porque você deve passar todas as informações necessárias para a execução do trabalho e colocar-se à disposição para o esclarecimento de dúvidas. Você pode fazer isso por escrito, vídeo, em reuniões, entre outras ações. Lembre-se que a demonstração funciona melhor do que a orientação escrita ou verbal;
Quando for passar as instruções para a sua equipe já imagine os eventuais problemas que possam surgir, e antecipe essa possibilidade aos colaboradores;
Estabeleça metas, para depois conseguir avaliar se elas estão sendo alcançadas. Se não estiverem, é preciso que você observe quais os pontos falhos e aplique as medidas corretivas. Você deve analisar tanto o desempenho individual quanto a performance da equipe;
Diálogo é muito importante, então escute as ideias que o seu time pode ter sobre as tarefas. Pode ser que eles tenham um novo olhar sobre o processo e possam fazer de forma diferente e com mais agilidade.
Entender como delegar tarefas adequadamente faz muita diferença tanto para o negócio quanto para o desenvolvimento pessoal do líder.
Muitos gestores não conseguem sair da zona de conforto e pensam que compartilhar as responsabilidades pode ser muito difícil, por isso é importante fazer um bom planejamento antes de promover mudanças, afinal o líder deve, além de orientar e supervisionar, também estimular a equipe, compartilhar resultados e sinalizar os pontos de melhoria.
Assim, a equipe terá cada vez mais motivação e sinergia para abraçar novos projetos!