42
 
  • Trajetória Consultoria

CASE DE SUCESSO - BASF

Atualizado: 18 de out. de 2021




Apresentamos um ESTUDO DE CASO do nosso cliente BASF no serviço de Lean Office & Digital. Atuamos de forma integrada ao cliente, desde o planejamento, execução e acompanhamento. Junto a Trajetória, existem outras consultorias envolvidas no desenvolvimento do Lean e Digitalização.


Hoje atuamos principalmente nas áreas de Marketing e Vendas e recentemente treinamos mais de 200 vendedores técnicos pelo Brasil!




Como a divisão de Soluções para Agricultura da BASF eliminou planilhas com processos conectados?



SOBRE A BASF


A BASF é uma das maiores empresas da indústria química global. Seu portfólio está presente em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo.



A Divisão de Soluções para Agricultura da BASF investe fortemente em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e em um portfólio amplo, incluindo sementes e traits, defensivos químicos e biológicos, produtos para manejo do solo, saúde de plantas, controle de pragas e ferramentas digitais para a agricultura.


Na América Latina, a área de governança de Excelência em Lançamentos começou a implementar o Pipefy (Sistema escolhido para digitalização) para gerenciar os lançamentos de suas soluções no mercado, bem como os processos relacionados.



VISÃO GERAL DO CASO DE USO


Em 2018 a BASF implementou o uso do Pipefy para um departamento. Após perceber o valor da solução, decidiu expandir o seu uso para outras áreas. A equipe de Soluções para Agricultura se juntou ao Pipefy em 2020. Em 2021, já são 20 departamentos usando a plataforma para executar seus processos.


Com o Pipefy, a equipe de Soluções para Agricultura gerencia projetos de ponta a ponta. Desde a fase de Pesquisa e Desenvolvimento até o Lançamento de Produto, envolvendo diferentes equipes e países, conectando uma variedade de ferramentas para gerenciar os processos internos.


BASF - CENÁRIO INICIAL:

Alguns casos:

  • Falta de rastreabilidade e visibilidade nos processos;

  • Informações e dados históricos descentralizados;

  • Ausência de visibilidade sobre métricas e SLAs;

  • Exigência de uma implementação rápida;

  • Dependência de planilhas de Excel que geravam retrabalho;

  • Interações desafiadoras ao longo do processo;

  • Ambição de criar uma Única Equipe com todos os envolvidos nas diferentes fases dos projetos.

BASF DEPOIS DE APLICAR A DIGITALIZAÇÃO:

  • Transparência dos processos de ponta a ponta no Pipefy, com várias equipes de diversos países interagindo ao longo do processo;

  • Todos os envolvidos conectados (>30% dos cards criados são conectados dentro dos processos);

  • Gerentes podem medir a eficiência dos processos com relatórios;

  • Uso elevado de automação ao longo dos processos (por exemplo, para designar membros da equipe, atualizar campos e enviar e-mails padronizados);

  • Aplicação de lógica condicional que se apoia nas regras do negócio (levando em conta diferentes cenários e ações) nos processos. São 720 condicionais operando nos 52 Processos digitalizados (diariamente estão em desenvolvimento, este número está em crescente).

Principais resultados


2.400 - horas economizadas com automação ao longo de um ano. 20 - departamentos usando Pipefy em toda a divisão de Soluções para a Agricultura da BASF na América Latina.

1000% - de crescimento no número de usuários em um ano. 52 - processos ativos.



REFERÊNCIA: SITE DA PIPEFY. Pipefy é uma plataforma de gerenciamento de projetos e automação de fluxos de trabalho, baseado no modelo SaaS, criada em 2015 na cidade de Curitiba, PR, tendo sua sede estabelecida na cidade de San Francisco, CA, por Alessio Alionço, que já estava frustrado com os sistemas existentes para gerenciamento de projetos.



Se interessou? Fale com um dos nossos consultores e comece a verdadeira transformação digital em sua empresa também. - Clique aqui







53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo