GTM-M356SFLZ
top of page

Avançando Rumo ao Futuro da Advocacia

A área jurídica, apesar de ser de extrema importância na sociedade, é conhecida por ser "arcaica", lenta e burocrática, trazendo consigo grande resistência na sociedade moderna. No entanto, esses são os principais paradigmas que precisam ser desmistificados a cada dia.


De modo geral, a área jurídica possui um papel fundamental na sociedade, buscando garantir os direitos individuais, coletivos e a justiça para todos os cidadãos de maneira legal e justa, assegurando a efetividade e o respeito aos princípios constitucionais.


Considerando a visão que esse segmento possui atualmente, em meio à evolução da inteligência artificial, transformação digital e digitalização de processos administrativos em diversos segmentos, como fica o mundo jurídico partindo dessa ótica?


Com a longa duração da pandemia do COVID-19, foi necessário se adaptar a mudanças e adotar estratégias e tecnologias para realizar trabalhos remotos, reuniões por videoconferência e assinaturas eletrônicas, levando todos os profissionais a se atualizarem. A área jurídica passou a ser mais um dos segmentos que estão passando por um grande impulsionamento e avanços tecnológicos, seja através da utilização da Inteligência Artificial, até a automação de diversos processos repetitivos e operacionais e análise de big data. Essas tecnologias têm a função de impactar de forma positiva a maneira como os advogados conduzem determinados processos e se comunicam com seus clientes.


A revolução digital tem transformado cada vez mais a área jurídica, pois a necessidade de aplicá-la no dia a dia é essencial para se manter no mercado de forma competitiva. Hoje, a maior sobrecarga de um advogado diz respeito ao volume de sua carga de trabalho, devido à intensa rotina de prazos apertados, pesquisas, análises complexas de legislações e, por muitas vezes, insegurança jurídica de acordo com as interpretações distintas da legislação conforme a região.


Os gargalos encontrados no dia a dia de um profissional da área jurídica podem ser resolvidos de forma prática através do uso de software de gerenciamento de casos, armazenamento de documentos na nuvem, assinatura eletrônica e Inteligência Artificial. A fim de promover análise dos dados, prevendo uma previsão real para o resultado dos casos, trazendo consigo benefícios como:

  • Eficiência operacional;

  • Aumento na eficiência na comunicação interna e compartilhamento de informações;

  • Segurança e confidencialidade;

  • Experiência do cliente.


Nesta era tecnológica, o grande desafio na área jurídica além da quebra do paradigma da área ter um perfil conservador e tradicionalista, é justamente a quebra da cultura organizacional, mudando o repertório para que toda a equipe trabalhe junta nessa mudança, com segurança e conformidade, buscando estar atenta a toda regulamentação de privacidade e proteção de dados, visando a mitigação dos riscos legais, bem como o investimento financeiro, que em um primeiro momento tende a ser significativo.


Em breve síntese, a digitalização de um escritório jurídico é uma evolução essencial em direção ao futuro da advocacia. Ao adotar as ferramentas certas e investir na capacitação da equipe, o escritório pode alcançar maior eficiência, aprimorar a experiência do cliente e fortalecer sua posição no mercado.


A transformação digital permite que os advogados se concentrem em atividades mais estratégicas, enquanto a tecnologia assume tarefas rotineiras. Ao abraçar a digitalização, o escritório jurídico estará preparado para enfrentar os desafios do mundo moderno, proporcionando melhores resultados e satisfação tanto para sua equipe quanto para seus clientes.


32 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page