ESTRATÉGIA

Plano de Negócios

 

Para qualquer nova empresa ou projeto, um plano de negócios é fundamental para análise de riscos e retornos envolvidos na futura operação. Muitos são os casos de empresários que por falta de tempo ou por acreditarem em seu próprio conhecimento de mercado, não contratam uma consultoria para elaboração de plano de negócios e acabam por ter maiores custos e riscos em seus projetos.

No plano de negócios, uma análise profunda do mercado no qual a empresa operará, será importante para entender os futuros concorrentes, a precificação praticada, os diferenciais dos produtos atuais e o que seus potenciais clientes desejam. São pesquisas quantitativas e qualitativas que deverão ser realizadas e terem seus resultados discutidos à exaustão, de forma a refletir toda a análise no plano de negócios que está sendo elaborado.

Após a fase de análises e pesquisas, parte-se para a elaboração do modelo financeiro da nova empresa ou do projeto. Nesta etapa, serão detalhadas as curvas de crescimento de clientes, os cenários que serão definidos, as projeções de faturamento, custos e despesas, a estrutura de capital ideal para a operação, além de toda a parte fiscal.

A parte final de elaboração de um plano de negócios é a definição de estratégia.

 

Nesta fase, serão definidos o posicionamento de mercado da empresa frente à concorrência e seus clientes. Além disto, qual será a estrutura de capital desejada: quanto de dívida versus quanto de capital? Análises SWOT e forças de mercado serão feitas para verificar todos os pontos de oportunidades e riscos da nova operação.

Reposicionamento

 

Muitas pessoas não conseguem entender o porquê isto é crucial para uma empresa, mas a resposta é simples. É porque a imagem que você passa da sua marca irá refletir no que seu público-alvo espera da sua empresa!

Mas se atente bem ao passar essa imagem, pois você tem que atender a expectativa criada. Por exemplo, se você passa a imagem de ter o melhor hambúrguer da cidade, você tem que conseguir fazer o melhor hambúrguer da cidade, um hambúrguer com qualidade acima da média, com sabores excepcionais, e por ai vai…

 

Pois assim, você estará cumprindo com sua palavra, e os clientes vêem isto com bons olhos e então será muito mais fácil fidelizar um cliente e será muito bem falado por ai, caso contrario a chance de perder clientes irá crescer constantemente.

Existem diversos tipos de estratégias de posicionamento, 3 muito comuns no mercado são:

  1. Posicionamento por qualidade/preço: É em relação com o custo/benefício, quando o produto é posicionado em determinado nível de preço. Por exemplo o Chanel nº 5, que é posicionado como um perfume de alta qualidade e preço elevado.

  2. Posicionamento por usuário: É quando a marca se apresenta como indicada para determinada categoria/perfil de consumidores. Um grande exemplo, é a Apple Computer que mostram seus computadores como os melhores para os designers gráficos.

  3. Posicionamento por Uso/Aplicações: É quando posiciona o produto como o melhor pra determinado fim. Por exemplo, a NIKE que descreve um de seus tênis como o melhor para jogar basquete.

 

Vale ressaltar que uma estratégia de posicionamento não é melhor do que outra, mas depende da maneira que você se posiciona no mercado e como você trabalha para atingir este posicionamento.

 

E, é claro, que nenhum posicionamento é eterno, devido a influências internas e externas temos que estar sempre reavaliando nosso posicionamento, de uma forma cuidadosa para que não descaracterize a empresa.

Caso queira saber um pouco mais sobre estratégias de planejamento e como podemos te ajudar a ter a sua e alcançar grandes resultados entre em contato e tire suas duvidas!

Estudo de Mercado

 

Para que você consiga ter sucesso em seu novo segmento de mercado, é essencial ter amplo conhecimento de como sua ideia irá funcionar, que segmento de clientes você irá atingir e de que forma irá prosperar. 

 

Muitos empreendimentos acabam perdendo muito capital devido a falta de informações vitais referentes ao ambiente que estão se inserindo e seus concorrentes.

O Estudo de Mercado é a solução ideal para fornecer uma análise precisa do mercado no qual a empresa deseja-se inserir.

 

A estruturação de estratégias a partir da demanda dos clientes, existência de concorrentes e fornecedores é essencial para potencializar seus resultados e facilitar seu crescimento.

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