Trajetória Consultoria

Criação de valor através do Lean

Atualizado: 25 de jan de 2023

Como aumentar as vendas? Como melhorar os resultados da minha empresa? Como posso trazer alguma inovação ao processo comercial? Sempre que pensamos na palavra “Lean” relacionamos o conceito à manufatura. Obviamente, não é por acaso que a trajetória dessa cultura iniciou e demonstrou seus ganhos efetivos no chão de fábrica. Porém, em momento algum as possibilidades e alternativas de ganhos são reféns da produção ou restritas às indústrias.

Temos assistido o avanço e a aplicação dessa filosofia em momentos e atividades que anteriormente seriam inimagináveis para aqueles que nunca se aprofundaram no conceito. Atualmente, eventos prestigiados mundialmente como o Lean Digital Summit – no ramo da tecnologia – e outros relacionados ao mundo das start ups têm sua solidez reconhecida pelo embasamento no Lean. Há alguns anos, livros como a “A Start up Enxuta (Lean Start up)” de Eric Ries, que discorre sobre a utilização em novos negócios ou como guias de processo de disrupção têm baseado sua argumentação no sistema concebido por Taiichi Ohno, idealizador e maior exemplo de aplicação do Lean na Toyota.

Outra particularidade recorrente que precisa ser lembrada é a de que o Lean não está relacionado unicamente à redução de custos, mas a um conceito mais amplo de criação de valor sobre a percepção do cliente. Em resumo, tudo que se busca com a aplicação dessa cultura é o atendimento às necessidades do cliente, ou seja, o fim prioritário de qualquer organização bem-sucedida.

Nossa consultoria baseia suas práticas na criação de valor ao cliente, sendo que nossa Trajetória sempre se inicia com uma avaliação detalhada dos valores de nosso cliente e o nível de serviço que precisa entregar aos seus demandantes. Dessa maneira, invariavelmente, o ponto de contato entre o mercado e a empresa está na área comercial que precisa estar focada na necessidade, velocidade e satisfação desses clientes.

Propomos sempre uma abordagem no sentido de todos os processos comerciais estejam integrados e administrados em fluxo, sem desperdícios e com alinhamento estratégico, devendo ser geridos por gestão visual.

A área comercial precisa estar alinhada na criação de valor, na redução de esforços para obtenção e manutenção para que esse cliente possa ser contatado, atendido e satisfeito de forma padronizada e consistente.

Traremos neste espaço a aplicação dos conceitos Lean à área comercial afim de despertar seu entendimento e iniciar sua trajetória de valorização ao seu cliente.

Fabiano Souza é consultor e sócio da Trajetória Consultoria

32
0